O contágio devastador do vírus SARS-COV-2 e o contágio transformador dos TSURUS
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2240Palabras clave:
Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Formação Docente, Escola, TsuruResumen
Sejam muito bem-vindos a essa casa/morada/residência constituída por afetos e encantos. Ao adentrar a experiência narrada por essa escrita, convidamos a conhecer as contribuições do Programa Residência Pedagógica (RP) para a formação docente durante a implementação do subprojeto Alfabetização e Artes desenvolvido em uma Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo do texto é compartilhar momentos que transformaram o contexto caótico provocado pelo contágio SARS-COV-2, em esperança. Se um vírus impediu a permanência física nas salas de aula, a tática foi contaminar os ambientes virtuais. Para isso, foi proposto uma prática coletiva entre universidade, escola e as famílias dos alunos, em que a escrita e o estético se entrecruzaram. O origami do TSURU, personagem da cultura japonesa, foi o escolhido para representar os Jogos Olímpicos de Tóquio/2021 e, simbolizar a ave sagrada da saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna. A lenda diz que se uma comunidade dobrar mil pássaros, os deuses realizam o mais profundo desejo. Assim, o planejamento dos residentes, em um novo movimento de contágio coletivo, foi compartilhado entre as demais 27 turmas, compreendendo um total de 566 alunos, a fim de se traçar a meta coletiva. A análise dos resultados da atividade demonstra a potência da Residência Pedagógica para formação inicial e complementar dos acadêmicos ao propiciar parcerias entre professores, alunos e familiares. Vislumbramos uma experiência que transcende os muros escolares e universitários e/ou as telas dos computadores rompendo com uma prática pedagógica fragmentada.
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