Mediação de ensino por meio do aplicativo WhatsApp: reflexões pibidianas

Autores/as

  • Ariane Regina Ribeiro Sapucaia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)
  • Cleonice Maria Ferreira de Carvalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)
  • Joel Marcos da Silva Santos IFAL
  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)
  • Maria de Fátima das Montanhas Avelino

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2272

Palabras clave:

Iniciação à docência,, Experiência, Educação transformadora, Pandemia, Exclusão social

Resumen

Tendo em vista que a pandemia da Covid -19 ocasionou o ensino remoto após o fechamento das escolas, desafiando os/as estudantes e os/as professores/as com a “nova” realidade de ensino, pesquisa-se sobre o Pibid e a (re)afirmação educacional como símbolo de resistência e mudança, a fim de analisarmos as implicações da medida emergencial nesse processo pedagógico. Para tanto, é imprescindível refletir sobre os desafios e a resistência de estudantes no atual contexto; e avaliar como as consequências do ensino remoto aprofundam e refletem problemas existentes. Como metodologia, realiza-se uma pesquisa de base exploratória, com o auxílio de procedimentos bibliográficos e documentais, com o propósito de investigar e apresentar, por meio do olhar dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), as mudanças e o impacto educacional em meio à situação vivenciada. Como corpus, tem-se a coleta e a análise de dados para responder ao problema de pesquisa, bem como conceitos discutidos nos planos de trabalho do Pibid. Diante disso, verificam-se os resultados encontrados como relevantes a (re)conhecer as especificidades e a vulnerabilidade social desses/as estudantes, o que impõe a constatação de uma privação coletiva do acesso e uso das plataformas virtuais.

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Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Ribeiro Sapucaia, A. R., Ferreira de Carvalho, C. M., da Silva Santos, J. M., de Sousa Cavalcanti, . R. J., & das Montanhas Avelino, M. de F. (2022). Mediação de ensino por meio do aplicativo WhatsApp: reflexões pibidianas . Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2272

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP