Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2273Palabras clave:
Mapas mentais; Ensino de química; Novas metodologiasResumen
Este artigo analisa uma nova abordagem para alguns conteúdos no ensino de química, relacionando estes com a produção de mapas mentais feitos em tecido. A produção dos mapas mentais teve como objetivo proporcionar aos alunos um método mais compreensível para se estudar alguns assuntos de química, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e estimulando a parte cognitiva e criativa destes alunos. O modelo de estudo do projeto tem como metodologia a pesquisa propositiva, a execução e o desenvolvimento se deram em uma escola estadual da cidade de Arapiraca-AL, por uma aluna do 1º ano do ensino médio. Foi observado durante a finalização do projeto a mudança de interesse dos alunos em relações as aulas de química, mostraram mais interesse com os assuntos justamente por conta da criação e a exposição dos materiais. Os mapas mentais produzidos foram armazenados no laboratório de ciências da escola, possibilitando a outros alunos o acesso a eles.
Métricas
Citas
Brasil, BBC News. (2020). “Coronavírus: OMS declara pandemia”. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518>. Acesso em:18 de maio de 2021.
Buzan, T. (2019). “Dominando a técnica dos mapas mentais”, Cultrix. Disponível em<https://books.google.com/books/about/Dominando_a_T%C3%A9cnica_dos_Mapas_Mentais.html?hl=pt-BR&id=2Fa7DwAAQBAJ>. Acesso em 06 de maio de 2021.
Content, R. R. (2019). “Como fazer um mapa conceitual: 5 passos para fazê-lo sem dificuldade”. Disponível em< https://rockcontent.com/br/blog/mapa-conceitual/>. Acesso em: 28 de abril de 2021.
Leite, S. Q., Terra, V. R., Kruger, J. G., Amorim, N. R. (2014). "Alfabetização científica por meio de pedagogia de projeto: análise epistemológica de duas experiências no ensino médio pública à luz da teoria da zona de desenvolvimento proximal". Edição Especial com os melhores trabalhos apresentados no IV ENE Ciências: UFF - 13 a 16 de maio de 2014.
Maximiano, A. R. M. (2013) . “A prática da pintura no ensino fundamental: relato de uma experiência na E. E. Maria de Magalhães”. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JSX >. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
Melo, M. R.; Neto, E. G. L. (2013). "Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química". Química Nova na Escola, 13(2). Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/08-PE-81-10.pdf. Acesso em: 24 de fevereiro de 2022.
Oliveira, S. F. A. (2020). "Iniciação científica - Guia básico para iniciantes". Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/574724/2/Inicia%C3%A7%C3%A3o%20Cient%C3%ADfica-Guia%20b%C3%A1sico%20para%20Iniciantes.docx.pdf. Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.
Pasini, C. G. D.; Carvalho, E.; Almeida, L. H. A. (2020). “A educação híbrida em t3empos de pandemia: algumas considerações”. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
Silva, A. V.; Santos, H. R.; Paula, L. H. (2020). “Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação”. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4434_14092020210502.pdf>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
Seduc AL. “Governo suspende aulas na rede estadual e amplia ações para conter Coronavírus”. Disponível em < http://www.educacao.al.gov.br/noticia/item/17262-governo-suspende-aulas-na-rede-estadual-e-amplia-acoes-para-conter-coronavirus >. Acesso em 08 de junho de 2020.
Tavares, L. C.; Muller, R. C. S.; Fernandes, A. C. (2018). "O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de química". Revista educação em ciências e matemática. Amaz RECM/ V.14 (29) / Especial Metacognição/ Jan - Jun 2018. p. 63-78.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Débora Morgana Da Silva Marcos, Mayck Weverton da Silva Oliveira, Letícia Lopes de Almeida, Marcos Oliveira Rocha, Aldenir Feitosa dos Santos, James Alex da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”