Pegada Hídrica do Projeto Horta na Escola

Uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Ciências Ambientais

Autores/as

  • Cicera Maria do Carmo da Silva Lira Creator Christian University
  • José Macio Rodrigues Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4923-0427

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2466

Palabras clave:

Economia de água, Compostagem orgânica, Sustentabilidade

Resumen

O projeto horta na escola: uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências ambientais, produzido no curso de mestrado PROFCIAMB ,Campus UFPE, traz uma dinâmica integradora entre alunos, funcionários, equipe de AEE e professores, tendo como produto uma sequência didática que pretende incluir os alunos com deficiência no ensino de Ciências Ambientais, culminando em uma horta que produzirá hortaliças e verduras a serem utilizadas na merenda escolar; pretende expor para comunidade educacional que é possívelter uma horta na instituição que seja multidisciplinar, sustentável e econômica , pois através da captação da água da chuva e compostagem orgânica , terá o mínimo de uso da água paga. A escola a ser aplicada o projeto, experienciou duas hortas as quais utilizava água do sistema de abastecimento, tendo gasto financeiro elevado, estimando o gasto do líquido da horta deste projeto com as outras já realizadas na escola por programas educacionais , podemos verificar que teremos uma redução significativa no uso da água paga ; a pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, funcionários da escola foram entrevistados sobre o consumo nas hortas antigas e com o estudo bibliográfico podemos perceber que pode-se ter um produto sustentável.

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Biografía del autor/a

Cicera Maria do Carmo da Silva Lira, Creator Christian University

Creator Christian University. Estados Unidos.

José Macio Rodrigues Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Lira, C. M. do C. da S., & Ribeiro, J. M. R. (2024). Pegada Hídrica do Projeto Horta na Escola: Uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Ciências Ambientais. Diversitas Journal, 9(1), 98–107. https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2466