Aplicativo como tecnologia assistiva: inclusão do ensino de ciências ambientais na educação especial

Autores/as

  • José Macio Rodrigues Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2468

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Ensino Remoto, Horta

Resumen

A inclusão educacional vem superando barreiras diante do desafio de alcançar uma educação de igualdade para todos. Crianças com deficiência devem desde cedo conviver com outras crianças típicas, isso traz benefícios não só para si mesmas, como também para as outras crianças da escola. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo como ferramenta de tecnologia assistiva no ensino de Ciências Ambientais, esta pesquisa encontra em seu caminho diversas formas de reflexão sobre a educação, especialmente no Ensino de Ciências Ambientais, passando por alguns temas para alcançar a utopia que é a inclusão dos estudantes da educação inclusiva na escola de forma cooperativa, tendo o manejo de recursos naturais envolvidos numa horta, com atividades voltadas a ações sustentáveis para melhoria do ambiente em que vivem e do seu bem estar. A partir de uma pesquisa aplicada de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa desenvolvida na Escola Cônego Eugênio Vilanova, Gravatá- PE, o aplicativo “Minha hortinha” desenvolvido na plataforma Fábrica de Aplicativos disponibiliza conteúdo e interatividade sobre horta, reciclagem, economia de água, alfabetização e inclusão. E uma vez que a educação inclusiva nas escolas tem sido um desafio para os professores, que em sua maioria tem dificuldades de trabalhar com os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências, com uma limitação de ferramentas digitais, o aplicativo desenvolvido traz de forma interdisciplinar várias atividades adaptadas para estudantes do Ensino Fundamental - Anos iniciais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Macio Rodrigues Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

Almeida, A. B., Almeida, A., B., & Fridrich, G. A. (2021, 30 Dezembro). Pedagogical practice with school garden in science and biology. Environmental Smoke, v.4, (nº3), pp.14-23. https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214314-23

Base Nacional Comum Curricular. (2018). Educação é a base. Ministério da Educação. http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/

Blanco, R., & Duck, C. (1997). A integração dos alunos com necessidades especiais na região da América Latina e Caribe: situação atual e perspectivas. In M. T. E. Mantoan, A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. Memnon Editora SENAC, v.1, pp. 184-195.

Borges, W. F., & Tartuci, D. (2017, 02 Fevereiro). Tecnologia assistiva: concepções de professores e as problematizações geradas pela imprecisão conceitual. Revista Brasileira de Educação Especial, v.23, (nº1), pp., 81-96. https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100007

Carvalho, M. A. A. S., Durand, V. C. R., & Melo, P. D. (2016). A acessibilidade na escola como direito à educação: o que falam os estudos empíricos nacionais? Revista Principia, (nº29), pp. 61-68.

Constituição Federal da República Federativa do Brasil. (1988).

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Conte, E., Ourique, M. L. H., & Basegio, A. C. (2017, 26 Julho). Tecnologia assistiva, direitos humanos e educação inclusiva: uma nova sensibilidade. Educação em Revista, (nº33), pp.163-600. https://doi.org/10.1590/0102-4698163600

Costa, L. F. (2011). Novas tecnologias e inclusão digital: criação de um modelo de análise. In M. H. S.

Bonilla, & N. L. Pretto, Inclusão digital: polêmica contemporânea. EDUFBA, v.1, pp. 109-126. EDUFBA.

Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020. Medidas restritivas temporárias adicionais para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390762

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. (2008). Horta escolar ajuda a formar crianças mais saudáveis e conscientes. http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/850-horta-escolar-ajuda-a-formar-crian%EF%BF%BDasmais-saud%EF%BF%BDveis-e-conscientes

Grácio, M. M. C., & Garrutti, É. A. (2005). Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística, v.23, (nº3), pp. 107-126.

Kassar, M. C. M. (2011, 30 Agosto). Percursos da constituição de uma política brasileira de Educação Especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v.17, (n.1),pp.41-58.

Lavinas, L., & Veigas, A. (2013, Junho). Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa, v.43, (nº149), pp. 542-569. https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200009

Lei n0 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Melo, A. F. (2016, 03 Outubro). A inclusão digital na escola para a erradicação do analfabetismo tecnológico. E-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), v. 5, (nº10), pp. 21-30. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26618

Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. (2013). Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais – Ensino Fundamental. UNDIME PE.

Resolução nº 510/2016, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Santos, V., Grabowski, G., & Schmitt, J. L. (2021, 17 Agosto). Análise da realização de Educação Ambiental em uma rede pública de ensino: contribuições de um modelo permanente e coletivo. HALAC - Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña, v.11, (nº2), pp.432-468. https://doi.org/10.32991/2237-2717.2021v11i2.p432-468

Silva, A. P. L. C. (2006). O lúdico na educação infantil: concepções e práticas dos professores na rede municipal de Campo Grande – MS. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Brasil.

United Nations. (2020). Sustainable development goals. https://sdgs.un.org/

Vigotsky, L. S. (1997). Fundamentos de defectología. Pueblo y Educación.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Ribeiro, J. M. R. (2023). Aplicativo como tecnologia assistiva: inclusão do ensino de ciências ambientais na educação especial . Diversitas Journal, 8(2), 719 – 737. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2468