O papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança leitora: análise teórica e prática

Autores/as

  • Isabel Lopes Fonseca Ferreira Universidade Estadual de Alagoas
  • Joyse Gomes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2487

Palabras clave:

alfabetização e letramento, multimodalidade, formação de leitores

Resumen

A literatura infantil é um produto cultural de caráter multimodal, deste modo, tende a ser atrativo e cria diferentes possibilidades de ser lido e compreendido. Refletindo sobre isso, tomamos como pergunta norteadora deste estudo: a literatura infantil potencializa a formação de leitores? A partir desse questionamento, objetivamos investigar como docentes compreendem a influência do uso de livros de literatura infantil no desenvolvimento da criança leitora. Para melhor compreender a relação da literatura infantil e a constituição de leitores, propomos um diálogo entre teoria e prática, mediante uma pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisa bibliográfica, cujos autores principais foram Coelho (2000), Gregorin Filho (2015) e Soares (2021). Como resultados, percebemos, que a literatura infantil exerce um importante papel no incentivo à leitura, consequentemente, contribui significativamente à alfabetização e desenvolvimento de crianças leitoras, para isso, é necessário uma ação pedagógica que contemple e faça bom uso da literatura para as crianças, que culmina em uma necessidade de incremento na formação inicial e continuada dos/das docentes no tocante ao processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografía del autor/a

Isabel Lopes Fonseca Ferreira, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Federal de Alagoas, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Brasil.

Joyse Gomes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas, graduanda do curso de Pedagogia, Brasil.

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Vinculada à Universidade Federal de Alagoas, docente no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), Brasil.

Citas

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Soares, M. (2021). Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Lopes Fonseca Ferreira, I., Gomes da Silva, J., & Cavalcanti de Albuquerque, T. C. (2023). O papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança leitora: análise teórica e prática. Diversitas Journal, 8(2), 1193–1205. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2487