Desafios Educacionais dos Universitários na Pandemia
Análise da Percepção dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2489Palabras clave:
Ensino universitário, Pandemia covid-19, Desafios educacionaisResumen
Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos dos cursos de ciências contábeis sobre os desafios educacionais para o ensino superior impostos pela pandemia do coronavírus (covid-19). Para tanto, inicialmente analisou-se as ferramentas bem como à adaptação do sistema de ensino online/remoto utilizados de forma inesperada devido a necessidade causada pela referida pandemia no início do ano de 2020. O foco da pesquisa gira em torno de obter informações quanto ao processo de adaptação dos alunos aos novos instrumentos utilizados pelos professores e as novas metodologias de ensino adotadas para o desempenho das atividades no modo remoto. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, de natureza quali-quanti, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com base na abordagem de Yin (2014). À amostra é composta por 106 alunos dos cursos de ciências contábeis, de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades impostas pelo cenário atual, um número razoável de entrevistados demonstra que estão conseguindo superar as barreiras e estão parcialmente satisfeitos com as novidades utilizadas no meio acadêmico, porém, com algumas ressalvas, como a questão da motivação para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, algo que poderá ser aperfeiçoado com intuito de fortalecer este novo modelo de ensino.Métricas
Citas
Alarcon, M. F. S., Galdino, M. J. Q., Martins, J. T., Prezzoto, K. H., & Komatsu, R. S. (2018). Percepção de graduandos de enfermagem sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista de Enfermagem da UFSM, 8(3), 489-503.
Antolin, G. D. C., & Antolin, M. Q. (2021). Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 863-879.
Appenzeller, S., Menezes, F. H., Santos, G. G. D., Padilha, R. F., Graça, H. S., & Bragança, J. F. (2020). Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, 44.
Brasil - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. (2019). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Censo da Educação Superior Inep (www.gov.br).
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.
Cabrito, B., Cerdeira, L., de Lourdes Machado, M., Tomás Vargues Patrocínio, J., & Mucharreira, P. R. (2019). Higher Education in Portugal between 1995-2015 and possible futures. In INTED 2019-13th International Technology, Education and Development Conference (pp. 9906-9911).
Cerdeira, L., Cabrito, B., Tomás Vargues Patrocínio, J., Machado, M. D. L., Brites, R., Curado, A. P., ... & Doutor, C. (2018). Custos dos estudantes do ensino superior português-Relatório CESTES 2: Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superior. Educa.
Cordeiro, K. M. D. A. (2020). O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. CNPQ, Manaus, v. 1, n. 1, p. 1-15, ago./2020.
De Oliveira Fuckner, M. (2020). Prós e contras do ensino remoto: um estudo de caso do projeto conexão. Docent Discunt, 1(2), 128-145.
De Lima, F. B. (2020). Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras. Palimpsesto-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, 19(34).
Gil, A. C., & Vergara, S. C. (2015). Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul.
Gois, R. C. P., & Ramos, A. F. (2021). Percepção dos acadêmicos de Física acerca do ensino remoto na pandemia da Covid-19. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, 7, 1-16.
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G. D., Henklain, M. H. O., ... & Gonçalves,V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41.
Losekann, R. G. C. B., & Mourão, H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75.
Morais Neto, A. C. D., Tagnin, L. H., Araújo, A. C. D., Sousa, M. I. O., Barra, B. G. A., & Hercowitz, A. (2020). Ensino em saúde LGBT na pandemia da COVID-19: oportunidades e vulnerabilidades. Revista Brasileira de Educação Médica, 44.
Moreira, A.C.; Kumanaya, D. R.G. Desafio Dos Universitários Durante A Pandemia: Percepção Dos Alunos Em Faculdades De Mogi Das Cruzes. Revista Fatec Sebrae Em Debate, São Paulo, V. 7, N. 13, P. 2358-9817, Dez./2020.
Mélo, C. B., Farias, G. D., de Sousa Moisés, L., Beserra, L. R. M., & Dalle Piagge, C. S. L. (2020). Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, 9(11).
Paula, B. S. D., Codeço, C., Hor-Meyll, M., & Paiva, T. (2021). Elaboração e avaliação da disciplina remota de Física 1 na UFRJ durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43.
Röhm, D.G; Tirelli, M.A.; Rosa, J.L.; Ribeiro, R.B.. Percepção dos alunos frente à condição de aprendizagem remota imposta pela pandemia de Covid-19: Os desafios da Engenharia do Transporte frente a um mundo pós pandemia. 2020. XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. In Metodologia de pesquisa (pp. xxiv-583).
Santos Junior, V. B., & Monteiro, J. C. (2020). Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, 2, 01-15.
Silva, P. H. D. S., Faustino, L. R., Oliveira Sobrinho, M. S. D., & Silva, F. B. F. (2021). Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista brasileira de educação médica, 45.
Silveira, S. R., Bertolini, C., Parreira, F. J., da Cunha, G. B., & Bigolin, N. M. (2021). Impactos do
Ensino Remoto na disciplina de paradigmas de programação durante o isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Revista Gestão e Desenvolvimento, 18(2), 200-213.
de Paiva, D. C., Jasbick, D. L.; & Tori, R. (2017).. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. Revista Inter Ação, 42(1), 233-237.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Wesley Fernando de Lima Galvão, Josaias Santana dos Santos, Tacyany Ferreira da Silva, Alinie Rocha Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”