O novo jeito de se fazer educação tendo como base os anos de 2020/2021

ensinos remoto e híbrido

Autores/as

  • Talvane Batista dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Marília Layse Alves da Costa Universidade Estadual de Alagoas
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2535

Palabras clave:

Ensino híbrido, Ensino remoto, Covid-19

Resumen

A educação básica brasileira sempre ocorreude modo presencial, onde professores e alunos tinham contato direto e interação todos os dias do ano letivo. No ano de 2020, no mês de março, devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19) todas as aulas presencias do país foram suspensas, sendo sugerido um recesso a maioria das escolas e isolamento social, com previsão de um retorno breve, que não ocorreu devido o aumento progressivo no número de casos de infectados. Nesse período de pandemia a forma de proporcionar retorno as aulas, foi através de aulas síncrona e assíncrona. O objetivo desse estudo é apresentar as características do ensino remoto e do híbrido, abordando suas vantagens e desvantagens, e as consequências do novo coronavírus na educação. A metodologia utilizada consiste de uma revisãobibliográfica, onde a busca ocorreu nas bases SciELO e Google acadêmico, através dos descritores Ensino hibrido, remoto e Covid-19, totalizando em 24 obras inclusas. Sendo abordado os novos tipos de ensino, como este encontra-se ocorrendo e seu efeito. Logo, observa-se a contribuição desse estudo como maneira de nortear pesquisadores, leitores e profissionais da educação, além de servir de embasamento teórico para demais estudos, e apesar do controle do vírus, o uso consciente de máscaras descartáveis, ainda continua sendo uma forma de controle de infecções, cabendo seu uso em ambientes fechados, a exemplo das salas de aulas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Talvane Batista dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Marília Layse Alves da Costa, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual de Alagoas. Bolsista PIBIC, FAPEAL, no laboratório GRUPEQ. As pesquisas trabalhadas, são voltadas para área da Quimica Orgânica, consistindo na avaliação da atividade antioxidante de espécies vegetais, prospecção de metabólitos secudários e quantificação de fenóis e flavanoides nas mesmas.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Profesora doctora del curso de Química de la Universidad Estadual de Alagoas – UNEAL, Profesora PPGASA/Cesmac y Coordinador del Programa de Iniciación a la Docencia-PIBID Química de la Universidad Estadual de Alagoas - UNEAL.

Citas

Alves, G. P. (2020, 24 de Ago). Plataforma Google Classroom em tempos de pandemia: O protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes (Congresso). Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos - SP. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1622. Acesso 12 de Abr 2022.

Anastácio, L.R. (2020). Ensino Hibrido e Ensino Remoto Emergencial: perspectivas metodológicas. Revista Ponte. v. 1, n. 4. Disponível em: file:///c:/users/familia/downloads/51-+doi-[30.08]+ensino+remoto+emergencial-+a%c3%87%c3%95es+e+realidade+vivenciada+por+estudantes+do+9%c2%ba+ano+de+uma+escola+p%c3%9ablica+na+disciplina+l%c3%8dngua+portuguesa+(1).pdf. Acesso 20 de Março de 2022.

Andrade, S. (2022, Janeiro 13). Conheça as vantagens e desvantagens do ensino híbrido. Imaginie Educação. https://educacao.imaginie.com.br/vantagens-e-desvantagens-do-ensino-hibrido/.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil. Acesso 18 de Maio de 2022.

Bei Educação. (2020). Método tradicional de ensino e metodologias ativas: conheça as principais diferenças. Disponível em: https://beieducacao.com.br/metodo-tradicional-de-ensino-e-metodologias-ativas-conheca-as-principais-diferencas/#:~:text=No%20m%C3%A9todo%20tradicional%20de%20ensino,memorizar%20e%20reproduzir%20os%20saberes. Acesso 20 de Jun de 2022.

Campos, A.P.S.; Gomes, A.S.F.; Barros, B.G.L.; Rocha, L.B.; Carrera, L.T.; Carreiro, L.R.R.; Ferreira, R.C.T. (2020). Desafios do ensino remoto: múltiplas possibilidades. [Universidade Presbiteriana Mackenzie). (1ª edição). https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/disturbios_desenvolvimento/2020/CARTILHAPROFESSORES.04.11.pdf

Costa, E. R.C.; Nascimento, A. W. R. (2020, 15, 16 e 17 de Outubro). Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. [Congresso]. VII Congresso Nacional de Educação, Maceió. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID6370_30092020005800.pdf. Acesso 23 de Jan de 2022.

Dau, G. (2021, Jun 2). O que é Ensino Remoto e o seu papel fundamental em 2021. Jornal Contábil. Disponível em : https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-e-ensino-remoto-e-o-seu-papel-fundamental-em-2021/. Acesso 25 de Jan de 2022.

Dos Santos, M.A; De Araújo, J. F.S. (2021). Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas. Revista Educação Pública, 21(17), 11. https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2757_30092021114054.pdf

Fonseca, J.J.S. (2002). Metodologia da pesquisa cientifica. [Apostila de Metodologia da Pesquisa Cientifica] (Universidade Estadual do Ceará). Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012 1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso 26 de Fev de 2022.

Gomes, D. (2021, Jun 06). Ensino híbrido: o que é, modelos, vantagens e como aplicar. Sambatech. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/ensino-hibrido/. Acesso em 30 de Fev de 2022.

Iser, B.P.M.; Silva, I.; Raymundo, V.T.; Poleto, M.B.; Trevisol, F.S.; Bobinski, F. (2020). Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29(3), 1-11. https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n3/e2020233/

Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Lima, J. R. R. (2021). A implementação do ensino híbrido no período pós pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. v. 7, n. 2, p. 1-10. https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/667/339> acessado em: 31 de mai. de 2022.

Ministério da Educação. (2018). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/%20aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso 23 de Maio de 2022.

Ministério da Educação. (2018). Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação (1ª Edição). Universidade Aberta do Brasil. https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429662/2/Tecnologias%20Digitais%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20%28TDIC%29%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

Motin, M. F.; Moraes, G. C.; Bastos, I. P.; Busato, R.; Ales, V. T. (2020). O ensino remoto de disciplinas do eixo da matemática em tempos de pandemia. Revista Educação Pública, v.21, n.17. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/17/uso-das-ferramentas-pedagogicas-e-tecnologicas-no-contexto-das-aulas-remotas

Oliveira, M. F.G.; Nascimento, L. S. (2020, 15, 16, 17 de Outubro). Professores diante de novos desafios: covid-19. [Congresso]. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6000_01102020232301.pdf

Oliveira, M. B.; Silva, L. C. T.; Canazaro, J. V.; Carvalhido, M. L. L.; Souza, R. R. C. D.; Neto, J. B.; Rangel, D. P.; Pelegrini, J. F. M. (2021). O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Revista Brazilian Journal of Development. v. 7, n.1. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22597

Souza, E. P. (2020). Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, 17, 110-118. https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/download/7127/5030/13846

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Batista dos Santos, T., Alves da Costa, M. L., & Feitosa dos Santos, A. (2023). O novo jeito de se fazer educação tendo como base os anos de 2020/2021: ensinos remoto e híbrido. Diversitas Journal, 8(3), 2628–2639. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2535