Autorregulação da aprendizagem no ensino superior
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2614Palabras clave:
Educação universitária, Autorregulação da aprendizagem, Benefícios, Ensino SuperiorResumen
A autorregulaçãoda aprendizagem (SRL) pode ser definida como o processo de autorreflexão e ação dos estudantes, sendo, portanto, uma atividade reflexiva, consciente e proativa para seu próprio aprendizado, visto que visando atingir um objetivo pessoal, os estudantes orientam, sistematizam, organizam, monitoram, planejam e avaliam suas próprias ações, pensamentos e sentimentos.Este trabalho tem como objetivoanalisar a autorregulação da aprendizagem no ensino superior e sua influência no desenvolvimento acadêmico de alunos e na formação profissional de docentes.Configura-se numa revisão bibliográfica integrativa com busca de alta sensibilidade nas bases de dados Scielo, PubMed, LILACS e na plataforma ERIC, com a utilização dos seguintes descritores: “Educação universitária”, “autorregulação da aprendizagem” e “benefícios” com o operador booleano “AND”. Quanto aos resultados, identificou-se 122 publicações, e destes, 51 atenderam aos critérios de seleção especificados. Foram excluídos 40 estudos que não tinham relação direta, resultando-se em 11 artigos elegíveis que foram incluídos nessa revisão. Nesses trabalhos foi possível observar que o uso de novas metodologias contribui de forma positiva para a autorregulação de estudantes universitários e o papel do docente é ser um facilitador desse processo. Conclui-se que a autorregulação da aprendizagem é uma ferramenta importante na formação acadêmica e refletirá de forma positiva na conduta dos alunos, que conseguirão ser protagonistas da sua própria formação, necessitando haver a contribuição do corpo docente no desenvolvimento de metodologias que favoreçam o aprendizado.Métricas
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