Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação

Autores/as

  • Vanessa Fernandes Soares Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-7050-0006
  • Chryslane Barbosa da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Eliane Lima da Silva Oliveira Universidade Estadual de Alagoas
  • Kelly Barbosa da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • João Gomes da Costa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.294

Resumen

RESUMO: A bioquímica é uma disciplina que se encontra envolvida na realidade do discente, sendo que seus assuntos são pouco compreendidos pelos alunos. Por isso, a bioquímica deve ser trabalhada em sala de aula de forma que estimule um caráter crítico e investigativo no aluno, fazendo-o evoluir de forma dinâmica e contextualizada. O presente trabalho teve por finalidade promover uma aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação. A aula foi realizada no Laboratório de Ciências de uma Escola Estadual, localizada no município de Arapiraca - AL. Inicialmente ocorreu a apresentação de uma aula expositiva abordando o conteúdo da ação enzimática através de uma linguagem dinâmica e estimulante, ministrada pelos integrantes do curso de Licenciatura em biologia da UNEAL. No segundo momento, a turma foi dividida em grupos para a realização da prática de ação enzimática da catalase nos vegetais. Foi observado que as abordagens feitas na aula expositiva sobre ação enzimática foram instigantes, principalmente, por abranger exemplos com alimentos. Durante o processo ficou mais evidente a absorção do conhecimento através da aprendizagem prática do conteúdo proposto, visto na satisfação dos alunos em relacionar a disciplina com suas próprias realidades. Portanto, ficou notório que abordar um método de ensino que faz uso de práticas, auxilia na aprendizagem do conteúdo, possibilita ao educando uma melhor aprendizagem e aprimora a prática docente.

 

Palavras-chave: Ensino, Prática, Bioquímica.

 

 

ABSTRACT: Biochemistry is a discipline that is involved in the reality of the students, but students poorly understand its affairs. Therefore, biochemistry should be worked in classroom in order to stimulate a critical and investigative character in students making them evolve in a dynamic and contextualized way. This paper aims to promote a practical lesson in biochemistry for students in the program more education. The lesson was held in the Science Lab of a State School located in the city of Arapiraca - AL. At first, there was the presentation of a lecture addressing the content of enzymatic action through a dynamic and stimulating language taught by members of the Bachelor's Degree in biology and then the class was divided into groups to perform the practical action of enzymatic catalase in plants. We observed that the approaches made in lecture on enzymatic activity were intriguing, mainly because it covers examples with food. During the practice has become more evident the absorption of knowledge through practical learning of the proposed content, because we could see the students' satisfaction in the discipline relate to their own realities. Therefore, it became clear that addressing a teaching method that makes use of practices, assists in learning the content, allows the student a better learning and improves teaching practice.

 

Keywords: Teaching, Practice, Biochemistry.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vanessa Fernandes Soares, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca, Alagoas

Chryslane Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca, Alagoas

Eliane Lima da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca, Alagoas

Kelly Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduação Licenciatura em Química; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca

João Gomes da Costa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Maceió, Alagoas

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Professora; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca, Alagoas

Citas

ALBUQUERQUE, M. A. C.; AMORIM, A. H. C.; ROCHA, J. R. C. F.; SILVEIRA, L. M. F. G. NERI, D. F. M. Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência. Rev. bras. educ. med. [online].vol.36, n.1, pp. 137-142. ISSN 0100-5502. 2012.

PINHEIRO, A. W.; POMPILHO W. M. O ensino de enzimas: uma abordagem experimental de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. ISSN: 1677-2318, No. 01. 2011

PIRES, A. S. Bioquímica no livro didático de ensino médio: Um distanciamento da realidade do aluno?. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre - RS, Brasil, p.41. 2011.

RIVAS, P. M. S.; PINHO, J. D.; BRENHA, S. L. A. Experimentos em genética e bioquímica: motivação e aprendizado em alunos do ensino médio de uma escola pública do estado do maranhão. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.4, n. 1, p.62-75. 2011.

Publicado

2016-01-01

Cómo citar

Soares, V. F., Silva, C. B. da, Oliveira, E. L. da S., Silva, K. B. da, Costa, J. G. da, & Santos, A. F. dos. (2016). Ação da catalase nos vegetais: aula prática de bioquímica para alunos do Programa Mais Educação. Diversitas Journal, 1(1), 79–82. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.294