A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.295Resumen
RESUMO: Atualmente os jogos didáticos têm sido utilizados como um recurso pedagógico que atua como auxiliador da fixação dos assuntos disciplinares de biologia, atuando como ferramenta útil para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ministrados no ensino médio e fundamental, pois se apresentam como alternativa que auxilia a construção do conhecimento dos alunos. O presente trabalho teve o intuito de fazer uma reflexão a cerca da utilização dos jogos didáticos no ensino de Biologia e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica em artigos indexados nos bancos de Dados do scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, acerca da importância dos jogos didáticos como material pedagógico que auxilia o ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Através de uma analise qualitativa acerca do assunto percebeu-se na literatura que a utilização dos jogos didáticos tem sido muito relevante e sua articulação no ensino de biologia tem demonstrado ser um recurso didático viável, para auxilio da aprendizagem do conteúdo em sala de forma descontraída, oportunizando maior desenvolvimento por parte dos alunos, e auxiliando os professores na articulação de suas aulas de forma dinâmica e divertida, afastando a visão de assuntos e aulas monótonas. Logo, através desta reflexão ficou evidente que atualmente é relevante para o meio educacional a introdução de mecanismos de ensino estimulantes em sala de aula, a fim de proporcionar um ensino-aprendizagem proveitoso tanto para o discente quanto para o docente.
Palavras chave: Jogos Didáticos; Ensino; Biologia.
ABSTRACT: Currently the educational games have been used as a teaching resource that acts as a helper of fixing the disciplinary matters of biology, acting as useful for the teaching and learning of content taught in primary and secondary teaching tool, they present themselves as alternative that assists the construction of students' knowledge. This work aimed to make a reflection about the use of educational games in teaching biology and its importance to the process of teaching and learning. The survey was developed through literature review articles indexed in the data banks of Cielo, Google and Academic Portal Capes, about the importance of educational games as educational material that helps the teaching and learning of biology content. Through a qualitative analysis on the subject was noticed in the literature that the use of educational games has been very relevant and its relationship to the teaching of biology has proven to be a viable teaching tool to aid learning content in a relaxed way room, providing opportunities for further development by the students, and assisting teachers in articulating their classes in a dynamic and fun way, away from the view of subjects and monotonous classes. Thus, through this reflection was evident that is currently relevant to the educational environment to introduce mechanisms stimulating teaching in the classroom in order to provide a useful teaching and learning for both the student and for the teacher.
Keywords: Didactic Games; Teaching; Biology.
Métricas
Citas
ZUANON A. C. A, DINIZ R. H. S., NASCIMENTO. H., Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos a pratica docente vol.3, n.3, ISSN 1982-877x, 2010.
MACEDO L. RETTY A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MARTINEZ, E. R. M.; Fujihara, R.T.; Martins, C.2008. Show da genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na Escola, pag.24-27.
ROSSETTO, E. S. 2010. Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior. Revista Iluminart do IFSP, V.1, N.4.
CABRERA, W. V. 2007. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de Biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, p.158.
JORGE V. L. GUEDES A. G., FONTORA S. T. M., PEREIRA R. M. M., Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In.: VII ENPIC. Florianópolis, ISSN 2176-6940, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Vanessa Fernandes Soares, Bruna Gomes Gomes Correia, Quitéria Maria de Melo, Chryslane Barbosa da Silva, Kelly Barbosa da Silva, Carla Karine Barbosa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”