Super-heróis e educação: química que funciona!
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial%202.3226Palabras clave:
quimica, ensino, super heroisResumen
O ensino de química na educação básica tem sido objeto de estudos que busquem formas diversificadas de ensinar a química, deixando o ensino dinâmico, instigante, colaborativo etc. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo apresentar o material produzido em pesquisa do PIBIC/Uneal, onde repaginamos a Tabela Periódica (TP) representado cada elemento por um super-herói. Também foi confeccionado um livro com história ilustrativa sobre os elementos químicos, sendo as duas obras disponibilizadas gratuitamente para todos os envolvidos e demais interessados. Para isso, socializamos a pesquisa em escolas públicas de Arapiraca, em turmas de ensino médio. Posteriormente, aplicamos um questionário online para os alunos para identificarmos suas opiniões a respeito do material que estava sendo produzido. Como resultado verificamos que 76,3% dos alunos demonstraram interesse em utilizar uma TP mais ilustrativa, com informações do cotidiano; 88,4% consideraram interessante estabelecer uma relação entre o conteúdo da TP e super-heróis; 91,1% dos estudantes gostaram muito dos materiais ilustrativos produzidos; 85,7% acharam as cartas sobre os elementos da TP bem elaboradas; 89,3% consideraram as informações contidas nas cartas de fácil entendimento, e 96,4% têm interesse em receber os materiais ilustrativos de química quando finalizados sua confecção.
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