Super-heróis e educação: química que funciona!

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial%202.3226

Palabras clave:

quimica, ensino, super herois

Resumen

O ensino de química na educação básica tem sido objeto de estudos que busquem formas diversificadas de ensinar a química, deixando o ensino dinâmico, instigante, colaborativo etc. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo apresentar o material produzido em pesquisa do PIBIC/Uneal, onde repaginamos a Tabela Periódica (TP) representado cada elemento por um super-herói. Também foi confeccionado um livro com história ilustrativa sobre os elementos químicos, sendo as duas obras disponibilizadas gratuitamente para todos os envolvidos e demais interessados. Para isso, socializamos a pesquisa em escolas públicas de Arapiraca, em turmas de ensino médio. Posteriormente, aplicamos um questionário online para os alunos para identificarmos suas opiniões a respeito do material que estava sendo produzido. Como resultado verificamos que 76,3% dos alunos demonstraram interesse em utilizar uma TP mais ilustrativa, com informações do cotidiano; 88,4% consideraram interessante estabelecer uma relação entre o conteúdo da TP e super-heróis; 91,1% dos estudantes gostaram muito dos materiais ilustrativos produzidos; 85,7% acharam as cartas sobre os elementos da TP bem elaboradas; 89,3% consideraram as informações contidas nas cartas de fácil entendimento, e 96,4% têm interesse em receber os materiais ilustrativos de química quando finalizados sua confecção.

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Biografía del autor/a

José Atalvanio da Silva, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Brasil

0000-0002-5916-2130; Universidade Estadual de Alagoas/Professor do Curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, BRAZIL. E-mail: atalvanio.silva@uneal.edu.br

Lina Maria Aparecida Santos Cunha de Souza, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Brasil

0009-0001-8206-2453; Universidade Estadual de Alagoas/Graduando(a) do Curso de Licenciatura em Química, Campus I, BRAZIL. E-mail: linasouza@alunos.uneal.edu.br

Mikael Marcio Magalhães Silva, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Brasil

 0009-0009-5207-8938; Universidade Estadual de Alagoas/Graduando(a) do Curso de Licenciatura em Química, Campus I, BRAZIL. E-mail: mikael.silva.2022@alunos.uneal.edu.br

Stella Reginna Teixeira Estevam Silva, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Brasil

0000-0002-7411-2502; Universidade Estadual de Alagoas/Docente da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (SEDUC/AL) e Mestranda em Ensino e Formação de Professores (UFAL, Campus Arapiraca), BRAZIL. E-mail: stella.reginna@hotmail.com

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Publicado

2025-09-16

Cómo citar

da Silva, J. A., Maria Aparecida Santos Cunha de Souza, L., Marcio Magalhães Silva, M., & Teixeira Estevam Silva, S. R. (2025). Super-heróis e educação: química que funciona!. Diversitas Journal, 10(Especial_2). https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial 2.3226