Olimpíada Alagoana de Matemática - Uma Ferramenta para a Metodologia da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial%202.3257Palabras clave:
Olimpíadas de Matemática, , Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), Resolução de ProblemasResumen
As Olimpíadas de Matemática são práticas cada vez mais presentes no ensino de matemática. Dentre a grande pluralidade de Olimpíadas existentes no calendário escolar, há também as competições regionais e no contexto alagoano, a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM). Assim, é feito uma revisão bibliográfica sobre o surgimento das olimpíadas de matemática, pontuando as competições atuais mais importantes e também é contextualizado como surgiu e qual a abrangência da OAM em toda a sua existência. Em seguida, é feita uma fundamentação teórica sobre a metodologia pedagógica por trás das Olimpíadas de Matemática: A Resolução de Problemas. Em seguida, é exposto um estudo de caso sobre a Olimpíada Cearense de Matemática e os impactos que ela proporcionou no ensino de matemática do Estado do Ceará. Nos resultados e discussões, é debatido as barreiras de logística e de engajamento de professores e alunos a serem derrubadas pela OAM no estado de Alagoas. Na conclusão, entende-se que os impactos positivos de se adotar a resolução de problemas olímpicos em sala de aula, além de evidenciar a qualidade e as oportunidades que a OAM proporciona aos alunos que têm interesse pela matemática no estado de Alagoas.
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