Novos desafios e estratégias mercadológicas para a agricultura familiar:

debatendo os mercados digitais de alimentos regionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3274

Palabras clave:

Desenvolvomento, , comercialização, plataformas

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as plataformas digitais Delivery Ecológico e Raiz do Sol, destacando os desafios e inovações nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas na comercialização de seus produtos. Ambas as plataformas estão localizadas na região Nordeste do Brasil, no estado de Alagoas. Foram aplicados questionários, seguindo o mesmo modelo, para obter dados comparativos. A Delivery Ecológico foi criada para estabelecer ligações entre produção e consumo em nível local e regional, mas enfrenta o desafio de ter menos de 30 consumidores mensais em suas vendas online. Já a Raiz do Sol surgiu da preocupação com a sustentabilidade ambiental e a alimentação saudável, contando com um número de 30 a 50 consumidores e enfrentando como principal desafio a sincronicidade entre oferta e demanda de alimentos e produtos a serem comercializados na plataforma. Ambas as plataformas comercializam produtos provenientes da agricultura familiar. Além disso, elas se viabilizam financeiramente, mostrando bons resultados na inserção nos mercados digitais e intensificando a venda de produtos de origem familiar e de produção cultural da região.

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Biografía del autor/a

Danessa Rafaella da Silva, Universidad Federal del Rio Grande do Sul, Brasil

0009-0004-2385-7290; Maestría en Agroecología y Desarrollo Rural – UFSCar, Economista de la Universidad Federal de Alagoas/Sertão, estudiante de doctorado en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Correo electrónico: danessa_rafaela@hotmail.com

Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa, Universidad Federal de Alagoas, Ufal, Brasil

0000-0002-2846-8858; Doctor en Medio Ambiente y Desarrollo (MADE/UFPR). Profesor Asociado II de la Universidad Federal de Alagoas, Campus de Ingeniería y Ciencias Agrarias (CECA). Profesor de Posgrado en Tecnologías Ambientales (PPGTEC/IFAL) y del Programa de Posgrado en Economía (PPGE/FEAC/UFAL); Brasil. Correo electrónico: luciano.barbosa@santanaufal.br

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Publicado

2025-09-16

Cómo citar

da Silva, D. R., & Celso Brandão Guerreiro Barbosa, L. (2025). Novos desafios e estratégias mercadológicas para a agricultura familiar:: debatendo os mercados digitais de alimentos regionais. Diversitas Journal, 10(Especial_2), 0291–0306. https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3274