Novos desafios e estratégias mercadológicas para a agricultura familiar:
debatendo os mercados digitais de alimentos regionais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3274Palavras-chave:
Desenvolvomento, , comercialização, plataformasResumo
O objetivo deste artigo é analisar as plataformas digitais Delivery Ecológico e Raiz do Sol, destacando os desafios e inovações nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas na comercialização de seus produtos. Ambas as plataformas estão localizadas na região Nordeste do Brasil, no estado de Alagoas. Foram aplicados questionários, seguindo o mesmo modelo, para obter dados comparativos. A Delivery Ecológico foi criada para estabelecer ligações entre produção e consumo em nível local e regional, mas enfrenta o desafio de ter menos de 30 consumidores mensais em suas vendas online. Já a Raiz do Sol surgiu da preocupação com a sustentabilidade ambiental e a alimentação saudável, contando com um número de 30 a 50 consumidores e enfrentando como principal desafio a sincronicidade entre oferta e demanda de alimentos e produtos a serem comercializados na plataforma. Ambas as plataformas comercializam produtos provenientes da agricultura familiar. Além disso, elas se viabilizam financeiramente, mostrando bons resultados na inserção nos mercados digitais e intensificando a venda de produtos de origem familiar e de produção cultural da região.
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