Visão e hábitos ambientais de discentes do ensino médio da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva no município de Santana do Ipanema.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.374Resumen
As questões ambientais são temas cada vez mais abordados principalmente pelos meios de comunicação que buscam mostrar a importância da conscientização e preservação dos recursos naturais, evidenciando assim, as consequências das agressões sofridas pela natureza que se acumulou através dos anos deixando como herança rios poluídos, falta de chuva, aquecimento global, lixo que se torna um grande problema, desertificação, desmatamento e queimadas. Este trabalho teve por objetivo analisar os hábitos e a visão ambiental de um grupo de alunos dos 1ª a 3ª séries do ensino médio de uma escola da rede estadual no município de Santana do Ipanema, além de buscar compreender de qual forma a comunicação ambiental tem contribuído na formação do senso crítico/ambiental dos discentes. A pesquisa se deu por meio da aplicação de trinta (30) questionários estruturados com dez (10) perguntas voltadas para o tema proposto, sendo oito fechadas e duas abertas onde uma das abertas pedia para que retratassem a realidade ambiental do lugar onde residem. Ao alunos foram selecionados aleatoriamente e os dados coletados computados no Word/Excel 2013. Constatou-se que ainda há confusão entre os alunos para definir o que seria meio ambiente, ao mesmo tempo em que percebe-se que possuem hábitos, mesmo que pequenos, que agridem o meio ambiente. É evidente a falta de informação para muitas questões ambientais, mas já é possível perceber que começa a brotar a semente da conscientização.
Métricas
Citas
AMBIENTEBRASIL. Aumenta a poluição da água. Disponível em <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/aumenta_a_poluicao_da_agua.html>. acesso em 03 de maio de 2015.
BANDERALI, Mauro apud EcoDebate, 2012. Água: essencial e contaminada, disponível em <http://www.ecodebate.com.br/2012/06/05/agua-essencial-e-contaminada-artigo-de-mauro-banderali>. Acesso em 02 de maio de 2015.
BRASIL ESCOLA. Degradação Ambiental. Disponível em <http://monografias.brasilescola.com/geografia/degradacao-ambiental.htm>. acesso em: 25 de abril de 2015.
BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: educomunicação. Disponível em <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao>. Disponível em 01 de Maio de 2015.
FREITAS, Cristiane. Surgimento dos Movimentos Ambientais. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXLkAE/surgimento-dos-movimentos-ambientais>. Acesso em 05 de maio de 2015.
OLIVEIRA, Carlos R; SILVA. Paulo C. Comunicação Ambiental: ferramenta de informação e conscientização. Disponível em <http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/470996/comunicacao-ambiental-ferramenta-de-informacao-e-conscientizacao>. Acesso em 01 de maio de 2015.
SUA PESQUISA.com. Poluição dos Rios: causas e consequências da poluição dos rios, rios mais poluídos do Brasil, soluções, prejuízos para o meio ambiente. disponível em <http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/poluicao_rios.htm>. acesso em:
UNICAMP. Surgimento dos movimentos ambientais no Brasil e no Mundo. Biblioteca didática de Tecnologias Ambientais. Disponível em <http://www.fec.unicamp.br/~bdta/premissas/historico.htm>. acesso em 07 de maio de 2015.
VEJA. Derretimento das calotas polares ocorre em ritmo acelerado. Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/derretimento-das-calotas-polares-ocorre-em-ritmo-acelerado-revela-estudo>. Acesso em 25 de abril de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Romenito Guilherme de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”