A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.517Resumen
RESUMO: O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. Objetivou-se com este trabalho mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Contudo, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: metodologia, conhecimento geográfico, Arapiraca.
ABSTRACT: The place is a geography category that is still the subject of discussion between geographers and academics. The teaching that class in public schools is essential for the social value of the space I live students. The purpose of this work is to show the use of class field in the discussion of natural and social phenomena in place of coexistence of elementary school students, while working the importance of place, linking the theoretical content of the classroom with practical everyday. The methodology used was based on an action research, in loco observation and analysis of a school activity with a class of 9th grade of elementary school of the State School Dr. José Tavares located in Baixa Grande neighborhood in the city of Arapiraca/AL. The theoretical foundation was held in the works of Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira and Assis (2009). During the field class it was observed that the students actively participated in the discussions over the three way stop points. In addition, they have developed a mind map showing the elements of the observed landscapes that attracted the most attention. However, students actively participated in the discussions in class field because the knowledge they acquired in the community was used as the starting point of social and natural phenomena addressed. At the same time, it was possible to relate the theoretical content of the classroom to the practical reality of students.
KEYWORD: methodology, Geographic knowledge, Arapiraca.
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