Educação em saúde na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.668Resumen
RESUMO: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca. A partir de nossa vivência em campo por meio de um projeto de extensão onde o foco está direcionado à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, associando as lesões de colo uterino. Para o envolvimento com a comunidade, utilizamo-nos da prática de educação em saúde, ferramenta que nos permitiu aproximação e confiança para com as mulheres, permitindo-nos por meio das rodas de conversas, disseminar o conhecimento através de instruções que favoreceram uma comunicação ativa com o seu corpo. Favorecendo dessa forma, uma relação de confiança e aproximação com a assistência.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saúde, Educação em saúde, Infecções sexualmente transmissíveis.
ABSTRACT: The case studies carried out by academics of nursing course at the Federal University of Alagoas Arapiraca Campus. From our experience in the field by means of an extension project where the focus is directed to the prevention of sexually transmitted Infections, associating cervical lesions. For community outreach, so us the practice of health education, tool that allowed us to approach and confidence with women, allowing us through the wheels of conversation, spread the knowledge through statements that favored an active communication with your body. Favouring in this way a trust and rapprochement with the assistance.
KEYWORDS: Education, Health care, Health education, Sexually transmitted Infections.
Métricas
Citas
ALVES E LEITE, A. G.; SOUSA; J. C. M. de, FEITOSA, A.; et al. Práticas de educação em saúde na estratégia saúde da família: revisão integrativa da literatura. Revenferm UFPE online. Recife, dez., 2015.
Casarin MR, Piccoli JCE. Educação em Saúde para Prevenção do Câncer de Colo do Útero em Mulheres do Município de Santo Ângelo/RS. Ciência & Saúde Coletiva, 2011.
Instituto Nacional de câncer de José de Alencar Gomes da Silva, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/definicao>. Acessado em: 30 de setembro de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Jéfferson dos Santos, Bhyanca Hayline Ferreira dos Santos, Marina Ellen de Oliveira Barbosa, Thayse Barbosa Souza Magalhães, Francisca Maria Nunes da Silva, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”