Brincando e aprendendo com o faz de conta

Autores/as

  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.677

Resumen

Este artigo versa sobre uma pesquisa que tem como objetivo analisar a relação entre a brincadeira de faz de conta e o processo de desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica apoia-se nos postulados de Vygotsky[1]e seus colaboradores, em suas contribuições sobre o brincar e os elementos que lhe possibilitam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Como procedimentos metodológicos a pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças de 3, 4 e 5 anos em uma instituição pública de Campo Alegre - Alagoas. Estruturou-se um ambiente a partir de áreas de interesse das crianças, tais como: casinha, computador, música, leitura, fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões que foram vídeo gravadas. Cada sessão durou em média 20 a 30 minutos. Os dados foram analisados segundo os fundamentos teóricos adotados para esta investigação. As análises indicam que há relação entre o jogo simbólico e o desenvolvimento da criança, que esta se desenvolve na interação social, resolve seus conflitos e supera seus limites conforme as situações de brincadeiras que ela vivencia.

[1] Há uma discordância entre tradutores das obras desse autor, por essa razão encontramos seu nome escrito de formas diferentes. Optamos por manter a escrita em consonância com as obras mais citadas: “Vygotsky”, salvo os momentos de citação ou quando se faz referência a alguma obra específica, no qual a escrita do nome do autor esteja posta de modo diferente.

 

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Biografía del autor/a

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS

Doutoranda e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable – UDS, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Há 22 anos atuando na área de Educação, com ênfase em Docência (da Educação Infantil ao Ensino Superior), Coordenação Pedagógica e Formação para professores da Educação Básica. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de sua atuação, tem apresentado seus trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Natural de Alagoas, casada e mãe de dois filhos.

Citas

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Publicado

2018-12-07

Cómo citar

Bispo, C. C. L. (2018). Brincando e aprendendo com o faz de conta. Diversitas Journal, 3(3), 726–740. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.677