O método e o ensino da geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.715Resumen
RESUMO: O método e o ensino de geografia da educação fundamental são assuntos bastantes complexo, torna-se um relevante desafio que se permeia no atual período, considerando que é um processo de extrema importância na formação dos alunos de relevância para a compreensão dos conteúdos de geografia. Neste artigo, temos como objetivo discutir o método e o ensino do docente na geografia, considerando a importância para o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos são baseados em estudos dos PCNs (1998), além de obras teóricos Demo (2004), Morales (1997) e Trindade (2007), por meio de análises dos desafios que geram entraves nos avanços da educação de geografia. A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado com o intuito de identificar algumas possíveis soluções para os problemas dos métodos, remanescentes do tradicionalismo da educação que têm forte influência nas práticas de ensino nos dias de hoje. Os resultados apontam que devido a falta dos recursos pedagógicos e estruturas apropriadas, combinados com as metodologias tradicionais vão gerar uma deficiência do processo de ensino criando consequências relevantes aos alunos. Conclui-se que os usos de métodos inovadores podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficaz e positiva motivando os alunos a participarem ativamente na produção do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Métodos, Ensino da Geografia, PCNs.
Métricas
Citas
CAVALCANTE, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos - ed. 16ª, Campinas: Papirus, 1998
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 13º ed. Vozes. Petrópolis, 2004.
MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999. 167 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e. Terra, 1996. – (Coleção Leitura).
MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo: Brasil, 1999.
PERRENOUD, Fhilippe; PAGUAY, Leopold. (Org.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Subprojeto a cidade no ensino de geografia disponível em http://projetopibid2014.wixsite.com/geografia/galeria-4-monsenhor. Acessado em 10/07/2018
TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.(Org). Discutindo geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
SILVA, R. D. L.; et al. O ensino da geografia e a prática docente. In: 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1º ed. Arapiraca. Anais... Universidade Federal de Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: http://www.progep.ufal.br/seer/index.php/cipar/article/view/1993. Acesso em: 10/06/2015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Sonia Moura dos Santos, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Camila Nunes da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”