O método e o ensino da geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.715Abstract
RESUMO: O método e o ensino de geografia da educação fundamental são assuntos bastantes complexo, torna-se um relevante desafio que se permeia no atual período, considerando que é um processo de extrema importância na formação dos alunos de relevância para a compreensão dos conteúdos de geografia. Neste artigo, temos como objetivo discutir o método e o ensino do docente na geografia, considerando a importância para o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos são baseados em estudos dos PCNs (1998), além de obras teóricos Demo (2004), Morales (1997) e Trindade (2007), por meio de análises dos desafios que geram entraves nos avanços da educação de geografia. A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado com o intuito de identificar algumas possíveis soluções para os problemas dos métodos, remanescentes do tradicionalismo da educação que têm forte influência nas práticas de ensino nos dias de hoje. Os resultados apontam que devido a falta dos recursos pedagógicos e estruturas apropriadas, combinados com as metodologias tradicionais vão gerar uma deficiência do processo de ensino criando consequências relevantes aos alunos. Conclui-se que os usos de métodos inovadores podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficaz e positiva motivando os alunos a participarem ativamente na produção do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Métodos, Ensino da Geografia, PCNs.
Metrics
References
CAVALCANTE, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos - ed. 16ª, Campinas: Papirus, 1998
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 13º ed. Vozes. Petrópolis, 2004.
MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999. 167 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e. Terra, 1996. – (Coleção Leitura).
MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo: Brasil, 1999.
PERRENOUD, Fhilippe; PAGUAY, Leopold. (Org.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Subprojeto a cidade no ensino de geografia disponível em http://projetopibid2014.wixsite.com/geografia/galeria-4-monsenhor. Acessado em 10/07/2018
TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.(Org). Discutindo geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
SILVA, R. D. L.; et al. O ensino da geografia e a prática docente. In: 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1º ed. Arapiraca. Anais... Universidade Federal de Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: http://www.progep.ufal.br/seer/index.php/cipar/article/view/1993. Acesso em: 10/06/2015
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Maria Sonia Moura dos Santos, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Camila Nunes da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”