A incidência da tuberculose no município de Santana do Ipanema no decorrer do ano de 2016 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-738Resumen
RESUMO: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, apresentando uma transmissão direta. A mesma concentra-se como uma das principais doenças que tem afetado a saúde dos indivíduos mundialmente, desde tempos antigos até os atuais. Perante a sua disseminação, muitas tem sido as ações governamentais coletivas com a finalidade de combater a incidência da mesma em diferentes populações, no entanto, apesar de muitas ações preventivas a mesma ainda torna-se como um dos principais agravos que precisa ser controlado em várias regiões do país, devido a existência de mortalidade e morbidade que a mesma tem ocasionado. Frente a isto, este estudo teve como objetivo de identificar a incidência da tuberculose no município de Santana do Ipanema, no decorrer dos anos de 2016 e 2017. Para a obtenção de dados, foram realizadas consultas em plataformas da secretaria municipal de saúde de saúde do município de Santana do Ipanema, e no site DATASUS, discutindo os números de casos com a equipe multiprofissional de saúde. Foram identificados um total de 28 novos casos de tuberculose no município entre os anos de 2016 á 2017, número considerado baixo quando comparado a demais regiões do estado, entretanto, o número de abandono ao tratamento da doença foi equivalente a 60%, tornando necessário a realização de sensibilizações perante ao tratamento e prevenção da mesma, uma vez que o seu tratamento exige uma continuidade extensa para que possa ser realizado com eficácia.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde Pública, Doença, Rede municipal.
Métricas
Citas
BARROSO, W.J. Biossegurança em tuberculose na unidade de saúde no laboratório. Bol. Pneumol. Sanit. v.9 n.2 Rio de Janeiro dez. 2001.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. População estimada, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/santana-do-Ipanema/panorama Acesso em: 04, Abril. 2018.
NETTO, A.R. Tuberculose: a calamidade negligenciada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 35(1): 51-58, jan-fev, 2002.
NOGUEIRA, A.F.; FACCHINETTI, V.; SOUZA, M.V.N.;VASCONCELOS, T.R.A. Tuberculose: uma abordagem geral dos principais aspectos. Rev. Bras. Farm. 93(1): 3-9, 2012.
SÁ, Lenilde Duarte de; SOUZA, Káren Mendes Jorge de; NUNES, Maria das Graças; PALHA, Pedro Fredemir; NOGUEIRA, Jordana de Almeida; VILLA, Tereza Cristina Scatena. Tratamento da tuberculose em unidades de saúde da família: histórias de abandono. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2007 Out-Dez; 16(4): 712-8.
SCATENA,L.M.; VILLA, SCATENA, T.C.; NETTO,A.R.; KRITSKI,A.L.; FIGUEIREDO,T.M.R.M.; VENDRAMIN, S.H.F.; ASSIS,M.M.A.; MOTTA,M.C.S. Dificuldades de acesso a serviços de saúde para diagnóstico de tuberculose em municípios do Brasil. Rev Saúde Pública, 2009, vol.43, n.3, pp.389-397.
SOUZA, M.V.N.; VASCONCELOS, T.R.A. Fármacos no combate à tuberculose: passado, presente e futuro. Quim. Nova, Vol. 28, No. 4, 678-682, 2005.
SMITH, D. V.; SHARMA, V.; SACCHETTINI, J. C.; Tuberculosis, Revista Unicamp, 84, 45, 2004.
World Health Organization – Global Tuberculosis Control – 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 janilo italo melo Dantas, Itamara Thuane Conceição Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”