Cirurgia bariátrica e suas repercussões na saúde bucal: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.776Resumen
O objetivo desta revisão foi discutir a relação de alterações na cavidade bucal como resultado da cirurgia bariátrica. As bases de dados eletrônicas, Pubmed, Medline,, Scielo, Lilacs e Periódicos CAPES foram utilizadas para busca eletrônica de artigos indexados, sem restrição de data de publicação ou idioma, que relacionasse a cirurgia bariátrica, obesidade e cavidade oral. A literatura cinzenta foi pesquisada no banco de dados OpenGrey. As referências dos artigos selecionados desta revisão também foram pesquisadas. Os descritores foram utilizados baseados no MESH: Bariatric surgery AND oral health , tooth wear, dental caries, salivar flow Incluiu-se estudos com humanos, coorte, caso-controle, longitudinais, relato de caso, ensaios clínicos. Foram excluídas as duplicatas. Após a leitura dos títulos e resumos, 43 artigos selecionados para leitura integral do texto. Dos estudos lidos, 29 relacionaram a cirurgia bariátrica com alterações na cavidade oral, sendo a cárie dentária, erosão dental, doença periodontal e hipossalivação as mais prevalentes. Dois estudos apresentaram em seus resultados a melhora da condição de saúde bucal como resultado da cirurgia bariátrica. Diante do que foi discutido é necessário que o cirurgião-dentista participe da equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes obesos que se submeterão à cirurgia bariátrica, contribuindo para a diminuição de efeitos bucais e aumento da qualidade de vida.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Laís Renata Almeida Cezário Santos, Laís Brandão Nobre, Rodrigo Neves Silva, Diego Figueiredo Nóbrega, Sylvia Amélia Vasconcelos de Albuquerque, Natanael Barbosa dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”