Prospecção fitoquímica e determinação do potencial antioxidante in vitro da Licania tomentosa (Benth.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-908

Resumo

RESUMO: De nome científico Licania tomentosa (Benth.), a oiti pertence à família Chrysobalanaceae, que abrange 17 gêneros e aproximadamente 450 espécies arbustivas e arbóreas, espalhadas por regiões tropicais e subtropicais. O seu gênero, Licania, é predominantemente neotropical, composto por árvores de pequeno e grande porte, que estão amplamente distribuídas no globo, passando pelo México, Flórida, Antilhas, até o sul do Brasil (FEITOSA, XAVIER & RANDAU, 2012). Na medicina popular a Oiti é utilizada no tratamento de diabetes (AGRA, FREITAS & BARBOSA-FILHO, 2007), no entanto, ainda sem comprovação científica. Estudos desenvolvidos por Miranda e colaboradores (2002), a respeito da ação farmacológica, indica que a semente apresenta ação antiviral frente ao vírus herpes. Além disso, compostos isolados da folha e frutos indicam ação anticarcinogênica (FERNANDES et al., 2003) e também leishmanicida (RIBEIRO et al., 2014). Neste contexto, o presente trabalho objetiva determinar o potencial de neutralização de radicais livres (AAO%) do extrato etanólico da folha da L. tomentosa, a partir do método de sequestro do radical DPPH, que consiste em avaliar quantitativamente a redução do DPPH a partir da alteração de cor – que passa de púrpura para amarelada – em função da concentração de antioxidantes nas amostras. Para tanto, foi realizada inicialmente uma prospecção fitoquímica qualitativa, que demostrou a presença de classes de compostos de grande importância farmacológica tais como taninos flobatênicos, flavonoides catequinas, esteróides e saponinas. O resultado o obtido mostra o extrato folha da L. tomentosa é eficiente no sequestro do radical DPPH, apresentando uma AAO% de 50% (CE50%) na concentração de 63,03 µg/mL. O que indica um potencial apenas cerca de duas vezes inferior ao potencial antioxidante do extrato padrão da G. biloba, que é bastante conhecida por tal característica. Nesse sentido, faz-se necessário mais estudos para elucidar a relação entre a atividade redutora e a concentração dos constituintes fenólicos de seu extrato, bem avaliação do seu potencial antioxidante por meio de outras metodologias. Agradecemos aos CESMAC pela disponibilidade de seus laboratórios para elaboração dos experimentos.

PALAVRAS-CHAVE: L. tomentosa, prospecção fitoquímica, DPPH, atividade antioxidante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathan Augusto da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Formou-se Técnico em Química pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió em 2017. Atualmente é graduando do quarto período do curso de Licenciatura em Química também pelo IFAL, onde participa do programa de iniciação científica (PIBIC/CNPq). É Técnico em Química no Laboratório Stricto Sensu do Centro Universitário Cesmac desde 2017, onde também participa do grupo de pesquisa intitulado "Estudos de compostos naturais bioativos".

Julielle dos Santos Martins, CESMAC

Graduanda em Medicina pelo CESMAC

Maria Lúcia Vieira de Britto Paulino, CESMAC

Graduanda em Medicina pelo CESMAC

Anderson Soares de Almeida, UFS

Aluno de Mestrado em Ciências Farmacêutica - Universidade Federal de Sergipe.

Jessé Marques da Silva Junior Pavão, CESMAC

Docente e pesquisador do CESMAC e membro do Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) tamb´ém pelo CESMAC.

Aldenir Feitosa dos Santos, UNEAL

Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL – Arapiraca) e membro do Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) pelo CESMAC.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Silva, J. A. da, Martins, J. dos S., Paulino, M. L. V. de B., Almeida, A. S. de, Pavão, J. M. da S. J., & Santos, A. F. dos. (2021). Prospecção fitoquímica e determinação do potencial antioxidante in vitro da Licania tomentosa (Benth.) . Diversitas Journal, 6(2), 2099–2108. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-908

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>