Caracterização dos paradigmas e entraves no processo de transição para o sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.914Resumen
O presente trabalho de pesquisa tem a finalidade de trazer uma reflexão sobre a transposição do aluno do quinto para o sexto ano do ensino fundamental. Esta passagem manifesta sentimentos e comportamentos inerentes ao ser humano, porém, inadequado ao âmbito escolar. Os alunos passam a conviver com um novo contexto escolar e, com professores que adotam posturas diferentes em relação aos dos anos anteriores. Assim, virá momentos de dificuldades, alegrias e tristezas, fragilidade no desempenho escolar, incertezas e inseguranças. São raros os professores que possuem entendimento e compreensão desses sentimentos, gerados diante das incertezas para enfrentar os novos desafios. Na obtenção das informações, adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e, observações in loco nas escolas do ensino fundamental, existentes em Tamandaré (PE). Diante do entendimento adquirido, foi constatado que a chegada do aluno ao sexto ano traz momentos difíceis de adaptação, pois psicologicamente ele sofre, muitas vezes pela impaciência e as posturas diferenciadas dos novos professores. Tal fato provoca temor e ansiedade nos alunos, pois de forma bastante precoce, estão iniciando no mundo dos adultos.
Palavras-chave: transição, alunos do 6º ano, ensino fundamental, incompreensão dos professores.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Adelina Cavalcante Botelho Lins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”