Doenças que afetam culturas energéticas utilizadas na produção de biocombustíveis no Brasil: uma abordagem cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1154Resumo
RESUMO: Dentre os fatores que podem afetar a produção de biocombustíveis, as patologias associadas às culturas energéticas podem ser consideradas as mais relevantes. Este trabalho teve como objetivo analisar o panorama científico nacional direcionado ao estudo das doenças que afetam culturas usadas para a produção de biodiesel e etanol no Brasil (cana-de-açúcar, mamona, milho e soja), a partir de uma abordagem cienciométrica. Para isso, foram realizadas buscas de publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos Capes e Scielo e, posteriormente, coletadas as informações contidas nas publicações. Foram considerados 89 trabalhos publicados entre 2001 e 2018, principalmente nos periódicos Summa Phytopathologica, Fitopatologia Brasileira e Tropical Plant Pathology. As instituições públicas foram as que mais publicaram e as que apresentaram maior quantidade de autores vinculados, sobretudo aquelas localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Diante da relevância das culturas energéticas para a produção dos biocombustíveis, e considerando a extensão territorial continental do Brasil, é necessário implementar um plano de ação nacional que vise descentralizar as pesquisas, de modo a considerar as especificidades socioambientais locais e regionais e favorecer o desenvolvimento de novas formas de manejo do solo, tratamento das plantas e controle dessas doenças.
PALAVRAS-CHAVE: Fitopatologia, Etanol, Biodiesel.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Poliana Santos Souza, Cândida Santos Silva, Arielson dos Santos Protázio, Airan dos Santos Protázio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”