Bacterial biofilm production and water stress resistance by rhizobacteria associated to sugarcane (Saccharum officinarum) Linnaeus (POACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1179Resumo
RESUMO: A restrição hídrica é um fator limitante na produção agrícola. Algumas rizobactérias, que vivem em simbiose com a planta, são capazes de beneficiar o crescimento da planta. Entre as habilidades dos micro-organismos está a capacidade de sobreviver em ambientes extremos, como o estresse hídrico, além de possuir a capacidade de produção de biofilme. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de quatro isolados bacterianos da rizosfera da cana-de-açúcar de resistência à restrição hídrica e produção de biofilme. Foi realizado um ensaio qualitativo e outro quantitativo para a produção de biofilme. O ensaio qualitativo foi baseado em colorimetria com cristal violeta. O teste qualitativo foi desenvolvido pela razão colorimétrica datécnica do cristal violeta na densidade óptica a 540 nm. O teste de crescimento bacteriano em baixa atividade de água foi desenvolvido inoculando os isolados bacterianos no meio de cultura TSA (10%) suplementado com sorbitol (405 gL-1) a 28 °C, produzindo o valor Aw correspondente de 0,919. Todas as cepas foram capazes de produzir biofilmes em ambos os testes, porém o isolado Bacillus subtilis foi mais eficaz, com a maior taxa de produção de biofilme. Todos os isolados também foram qualificados no meio de cultura em crescimento com baixa atividade de água.
PALAVRAS-CHAVE: proteção de plantas, rrizobactéria, promoção de crescimento em plantas, simbiose.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yamina Montaldo, Tania Marta Carvalho dos Santos, João Manoel da Silva, Crísea Cristina Nascimento de Cristo; Cícero Eduardo Ramalho Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”