Transtornos Mentais na gestação: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1355Resumo
RESUMO: A gestação é um período de inúmeras mudanças, sejam físicas ou mentais. Algumas alterações de ordem psiquiátrica por vezes não são percebidas durante o acompanhamento do pré-natal. Objetiva-se discutir acerca da predisposição da gestante para o desenvolvimento de transtornos mentais na gestação. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, realizada a partir de bases eletrônicas em uma análise de publicações amplas que se enquadram na temática. Como resultados, observou-se que a temática possui uma quantidade escassa de estudos, avaliando assim, a necessidade para o desenvolvimento de novos artigos, bem como a prática dos resultados de estudos que estão disponíveis. O presente artigo reuniu estudos que demonstraram uma relação entre gravidez e transtorno mental, este estando relacionado a fatores internos, com alterações hormonais e externas voltadas para os elementos determinantes de saúde. Foi avaliado o papel do enfermeiro como agente de conhecimento e quanto a seu desempenho para avaliação de psicopatologias e sua função como psicoterapeuta. Conclusão observa-se que quando se trata em desequilíbrios psiquiátricos detalhes passam a serem mais sutis, exigindo dos profissionais um olhar mais aguçado para identificar, prevenir e tratar, além da circunstância exigir um tratamento multidisciplinar.
PALAVRAS-CHAVE: Fatores de risco, psicopatologias, gestação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Eysianne Alves Santos, Monique Silva Calheiros, Lucas Kayzan Barbosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”