Interfaces do Pibid/UFT: a gestão na formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1514

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como foco de estudo a formação inicial docente e suas interfaces político administrativas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em especial, do Edital Capes 07/2018, desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2018 e 2019. O objetivo visa problematizar os apontamentos e as reflexões em torno da formação docente, utilizando como parâmetro avaliativo as proposições subjacentes ao edital, com destaque para o quadro das mudanças na legislação educacional, os desafios da operacionalização do sistema de concessão de bolsas, e das estratégias da equipe coordenadora a uma realidade social e acadêmica multi campus, como a representada pela UFT. A metodologia de análise tomou como referencial de leitura o conjunto das operações técnico administrativas de gestão, frente às demandas sinalizadas pelo edital e pelas ações no âmbito dos núcleos e subprojetos. Como referencial teórico, utilizou-se das reflexões problematizadas por Dourado (2015), Gatti (2013) entre outros estudiosos. Os resultados obtidos expressaram a necessária interlocução no fortalecimento da parceria entre o gestar administrativo e o aprender pedagógico, sinalizando os editais como marcos na concretização dos desafios que envolvem a operacionalização e as interfaces na formação docente.

PALAVRAS-CHAVE: Pibid; formação docente; gestão acadêmica; UFT.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Célia Padovan, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela UFG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins/UFT, Porto Nacional/TO, BRAZIL.

Raielly Soares da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Servidora Técnica da Universidade Federal do Tocantins/UFT, Palmas/TO, BRAZIL.

Vania Maria de Araujo Passos, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/UFT, Palmas/TO, BRAZIL.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Padovan, R. C., Silva, R. S. da, & Passos, V. M. de A. (2020). Interfaces do Pibid/UFT: a gestão na formação inicial docente. Diversitas Journal, 5(4), 3253–3261. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1514

Edição

Seção

Dossiê Tem. - PIBID e formação docente: políticas públicas e práticas educativas