Interfaces do Pibid/UFT: a gestão na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1514Resumen
RESUMO: O presente artigo tem como foco de estudo a formação inicial docente e suas interfaces político administrativas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em especial, do Edital Capes 07/2018, desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2018 e 2019. O objetivo visa problematizar os apontamentos e as reflexões em torno da formação docente, utilizando como parâmetro avaliativo as proposições subjacentes ao edital, com destaque para o quadro das mudanças na legislação educacional, os desafios da operacionalização do sistema de concessão de bolsas, e das estratégias da equipe coordenadora a uma realidade social e acadêmica multi campus, como a representada pela UFT. A metodologia de análise tomou como referencial de leitura o conjunto das operações técnico administrativas de gestão, frente às demandas sinalizadas pelo edital e pelas ações no âmbito dos núcleos e subprojetos. Como referencial teórico, utilizou-se das reflexões problematizadas por Dourado (2015), Gatti (2013) entre outros estudiosos. Os resultados obtidos expressaram a necessária interlocução no fortalecimento da parceria entre o gestar administrativo e o aprender pedagógico, sinalizando os editais como marcos na concretização dos desafios que envolvem a operacionalização e as interfaces na formação docente.
PALAVRAS-CHAVE: Pibid; formação docente; gestão acadêmica; UFT.
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Derechos de autor 2020 Regina Célia Padovan, Raielly Soares da Silva, Vania Maria de Araujo Passos
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