Resistance induction anthracnose control in pepper plants using acibenzolar-S-methyl
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1767Resumo
RESUMO: A indução de resistência torna-se uma alternativa para controlar microrganismos que atacam as plantas. Pouco se sabe sobre a dose e seu efeito nas atividades enzimáticas associadas à indução de resistência de plantas de pimentão ao ataque da antracnose. O objetivo deste estudo foi avaliar a severidade e estimar a atividade enzimática de pimentões híbridos Arcade F1 infectados com Colletotrichum gloeosporioides e submetidas a diferentes doses do indutor abiótico acibenzolar-S-metil. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados com cinco tratamentos, quatro doses de acibenzolar-S-metil (0,15; 0,30; 0,45 e 0,60 g.L-1), sendo a testemunha apenas água destilada. A avaliação da severidade foliar e coleta quanto à atividade enzimática de β-1,3-glucanase, catalase, peroxidase, polifenoloxidase e ascorbato peroxidase foram realizadas no 4º, 8º e 12º dias após a inoculação do fitopatógeno. A aplicação de acibenzolar-S-metil proporcionou redução da severidade da antracnose, com aumento de todas as atividades enzimáticas avaliadas, mas não houve prevalência de dose específica. Porém, todas as doses dos indutores avaliados são capazes de retardar o desenvolvimento do fitopatógeno com elevada atividade de uma ou mais enzimas antioxidantes.
PALAVRAS-CHAVE: Enzimas antioxidantes, Fungos fitopatógenos, Colletotrichum gloeosporioides.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Keila Aparecida Moreira, João Tiago Correia Oliveira, Euzanyr Gomes da Silva, Alexandre Tavares da Rocha, Erika Valente de Medeiros, Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho, José Romualdo de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”