Jovens e Adultos no Semiárido Alagoano

mediações e táticas cotidianas de resistência ao analfabetismo

Autores

  • Lucas Pereira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - BRASIL
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-3659-4165

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2044

Palavras-chave:

Analfabetismo, Mediações e Táticas Cotidianas.

Resumo

O texto em pauta objetiva apresentar, de forma sintética, o delineamento de uma pesquisa de pós-doutorado que está em andamento no PPGE/Cedu/Ufal. O estudo situa-se na interface entre Psicologia, Ciências Sociais e Educação de Jovens e Adultos – EJA e aborda o processo de desenvolvimento subjetivo no Semiárido Alagoano, com foco nas mediações e táticas de resistência ao analfabetismo naquela territorialidade, enquanto aprendizagens inventivas produzidas no cotidiano, pelos sujeitos da pesquisa, jovens, adultos e idosos, potenciais estudantes da EJA, pessoas vivendo na condição de analfabetos, que enfrentam as desigualdades econômicas e sociais em suas práticas cotidianas. Segue os princípios da Pesquisa Qualitativa (CHIZZOTTI, 2003) e toma o Método da História Oral como guia, na coleta e análise dos dados empíricos. Como instrumento de coleta de dados, lança mão dos Relatos Autobiográficos (NÓVOA; FINGER, 1988), além de Entrevistas Semiestruturadas (GIL, 2002) gravadas em áudio e vídeo, para em seguida serem tratados através da Análise do Discurso (ORLANDI, 1999) em diálogo com a Teoria Historico-cultural.

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Biografia do Autor

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada II do Curso de Pedagogia. Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado no Centro de Educação (Cedu/Ufal). Graduada em Pedagogia. Doutorado em Linguística (Ufal). Pós-Doutorado em Formação Docente - Universidade do Porto – Portugal. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Silva, L. P. da, & Lima de Queiroz Freitas, M. (2022). Jovens e Adultos no Semiárido Alagoano : mediações e táticas cotidianas de resistência ao analfabetismo. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2044