Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2056

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Campo científico, Educação em Ciências

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos ao longo dos últimos anos. Considerada como um campo, área ou disciplina de disputas entre distintos atores sociais (pesquisadores, profissionais da educação, governantes, entre outros), a avaliação educacional apresenta diferentes modelos, paradigmas, abordagens e perspectivas, que se conformaram de diferentes modos ao longo do tempo. Na busca de discutir teoricamente essas questões, principalmente no que concerne à Educação em Ciências, neste estudo, de caráter ensaístico, exploratório e bibliográfico, objetivamos, com base em autores como Bourdieu (1983), Franco (1991), Moreira (2005), Fernandes (2010) e Freire (2014), refletir a respeito das principais questões educacionais e epistemológicas que influenciaram ou influenciam, em alguma medida, a avaliação da aprendizagem. Nossos resultados apontam para uma pluralidade de perspectivas, conceitos e terminologias quando a avaliação é tomada como um campo científico, área de conhecimento ou disciplina acadêmica. Com base na discussão e exposição desses aspectos, evidenciamos e defendemos as potencialidades de uma perspectiva avaliativa que se paute em uma práxis humanizada e que se alicerce em um caráter crítico-reflexivo, em contraposição às perspectivas e modelos objetivistas e subjetivas, que historicamente predominam no âmbito da educação.

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Biografia do Autor

José Pedro Simas Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Alberto Lopo Montalvão Neto, Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal).

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Simas Filho, J. P., & Montalvão Neto, A. L. (2022). Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências. Diversitas Journal, 7(1), 0495–0512. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2056