Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde

The impacts of COVID-19 pandemic on the mental health status of students of health occupations.

Autores

  • Bianca Seixas Campêlo Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Weslayne Medeiros da Silva Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Jefferson Cavalcante de Lima Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC
  • Juliane Cabral Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC
  • Adriane Borges Cabral Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2111

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus. Estudantes de Ciências da Saúde. Angústia Psicológica.

Resumo

Determinar os impactos da pandemia na saúde mental de estudantes de ciências da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos diretórios PUBMED e BVS nas bases de dados: LILACS, SciELO e MEDLINE. Com os seguintes algoritmos DeCS: “mental health”, “pandemic”, “COVID-19” e “college”. Ao final da busca, 10 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram selecionados para compor o estudo. Foram avaliados os seguintes fatores de impacto à saúde: depressão (40%), ansiedade (40%), impactos negativos na saúde mental (30%), sofrimento psicológico (20%) e medo da COVID-19 (10%). Os estudantes universitários mostraram alto risco de distúrbios psicológicos, pois sofrem mais com o distanciamento social, o isolamento e a pouca idade. Ansiedade e depressão foram os problemas mais prevalentes para os estudantes de ciências da saúde, especialmente para os graduandos do sexo feminino. Os principais fatores de risco foram o isolamento social, a instabilidade financeira e a constante exposição às reportagens sobre a pandemia nas mídias sociais. Como fatores de prevenção mais eficazes, destacam-se a redução no tempo de exposição às notícias relacionadas à pandemia e o apoio familiar aos estudantes durante este período sem precedentes.

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Biografia do Autor

Adriane Borges Cabral, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC

Dra. Em Medicina Tropical e profa. Do programa de Mestrado profissional em Análise de sistemas ambientais do Cesmac

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Seixas Campêlo, B. . ., Medeiros da Silva, W. ., Cavalcante de Lima, J. ., Cristina Ribeiro, M. ., Cabral Silva, J. ., & Cabral, A. B. (2022). Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde: The impacts of COVID-19 pandemic on the mental health status of students of health occupations. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2111

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