A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosane Karine Tavares Idalino Universidade Federal de Sergipe
  • Janimara Marques da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2408

Palavras-chave:

Aula de ciências, Microbiologia, Aprendizagem

Resumo

O Ensino de Ciências tem sido discutido no âmbito educacional quanto as suas estratégias metodológicas de como melhorar as atividades experimentais que despertem a curiosidade dos alunos e, consequentemente, estimulem um ensino prático e diferenciado do ensino tradicional. O objetivo deste estudo foi averiguar o conhecimento do aluno sobre o conceito de bactérias e identificar se a experimentação aproxima o conhecimento científico à realidade do aluno. Os sujeitos de estudo desta pesquisa foram alunos da disciplina de Ciências de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em Arapiraca - AL. Para isso, foi aplicado um questionário, tanto para investigar o conhecimento prévio dos alunos acerca das bactérias quanto para analisar os conhecimentos adquiridos após a experimentação em sala. Essa experimentação consistiu na visualização de bactérias da mucosa oral humana, com o auxílio de microscópio óptico e ocorreu logo após os alunos responderem as indagações iniciais do questionário. Inicialmente, foi possível observar que a maioria dos estudantes apresentavam certa dificuldade de compreender o mundo microbiológico, sendo o processo de aprendizagem limitado a imaginação dos mesmos. Por outro lado, a experimentação proporcionou aos alunos maior participação na aula e aguçou sua curiosidade em observar e descobrir o universo microscópico das bactérias.

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Biografia do Autor

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Graduada em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Professora auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e professora da rede municipal de Craíbas. Tem experiência na área de Biologia, atuando em estudos relacionados a arborização urbana, espaços públicos, problemática ambiental urbana, ecologia de ecossistemas, biodiversidade, conservação ambiental e Caatinga.

Rosane Karine Tavares Idalino, Universidade Federal de Sergipe

Vinculada à Universidade Federal de Sergipe. Professora da Rede Básica de Ensino. Doutoranda em Ensino (Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino - RENOEN/UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Janimara Marques da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Vinculada à Universidade Federal de Alagoas. Professora da Rede Básica de Ensino. Doutoranda em Proteção de Plantas (CECA/UFAL). Rio Largo, Alagoas, Brasil.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Nascimento da Silva, R., Tavares Idalino, R. K., & Marques da Silva, J. (2023). A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental. Diversitas Journal, 8(2), 1063–1073. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2408