Mensuração da qualidade em academias de ginástica no munícipio de Salgueiro/PE

Autores

  • Italo César Felipe Silva Universidade de Pernambuco
  • Fagner José Coutinho de Melo Universidade de Pernambuco
  • Eryka Fernanda Miranda Sobral Universidade de Pernambuco
  • Bartira Pereira Amorim Universidade de Pernambuco
  • Claudia Editt Tornero Becerra Universidade Federal de Pernambuco
  • Tiago Silveira Machado Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2488

Palavras-chave:

Serviços, Qualidade em Serviços, Academia de Ginástica, SERVQUAL, QUESC

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas academias de ginástica do município de Salgueiro, utilizando o modelo SERVQUAL, desenvolvido para mensurar a qualidade dos serviços, através das diferenças entre percepções e expectativas que os clientes têm do serviço prestado. Adicionalmente, foi utilizada a escala QUESC, que consiste num método especificamente projetado para medir a qualidade do serviço fitness. A pesquisa é classificada como do tipo aplicada com abordagem quantitativa. A utilização do SERVQUAL e do método QUESC integrada mostram-se como de grande valia para a gestão da qualidade nas academias que recorrem a esta ferramenta, os resultados obtidos foram analisados via estatística descritiva. Dentre os principais resultados da pesquisa destacam-se as dimensões com prioridade que merecem mais atenção como: tangibilidade (Atributo 30: a academia deve inovar os programas a fim de estimular os clientes na prática de exercícios), credibilidade (Atributo 10: Os instrutores devem ter sempre boa vontade em ajudar seus clientes e Atributo 31: A academia deve dispor de medidas de segurança contra acidentes e procedimentos de emergência) e empatia (Atributo 33: A academia deve dispor de um estacionamento seguro para clientes, Atributo 5: instruções claras e confiáveis e Atributo 8: Os funcionários e instrutores devem estar envolvidos e comprometidos com a qualidade e a melhoria dos serviços prestados). Desta maneira, o estudo contribui para a teoria (cientificamente), à medida que coloca em discussão uma pesquisa ainda não realizada no município e na prática(socialmente), pode ser utilizada para que os gestores destas academias possam introduzir ações corretivas para os possíveis problemas encontrados, apontando e entendendo suas principais limitações e questões inerentes a satisfação das pessoas que frequentam e usufruem dos seus serviços, oferecendo um conhecimento estratégico e teórico para seus gestores.

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Biografia do Autor

Italo César Felipe Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Salgueiro, Pernambuco (PE), Brasil.

Fagner José Coutinho de Melo, Universidade de Pernambuco

Vinculado à Universidade de Pernambuco - UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Eryka Fernanda Miranda Sobral, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutora em Economia pela Universidade de Pernambuco. Salgueiro, Pernambuco (PE), Brasil.

Bartira Pereira Amorim, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutora em Administração. Salgueiro, Pernambuco (PE), Brasil.

Claudia Editt Tornero Becerra, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Tiago Silveira Machado, Universidade de Pernambuco

Professor assistente da Universidade de Pernambuco. Salgueiro, Pernambuco (PE), Brasil. Mestre em Engenharia de Produção.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, I. C. F., Coutinho de Melo, F. J., Miranda Sobral, E. F., Pereira Amorim, B., Tornero Becerra, C. E., & Silveira Machado, T. (2023). Mensuração da qualidade em academias de ginástica no munícipio de Salgueiro/PE. Diversitas Journal, 8(2), 1312–1333. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2488