Faces, Changes, and Places
Tracing the Journey of Master Language Educators
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2649Palavras-chave:
Educadores de línguas nativas, estudo de rastreador, investigação qualitativa-narrativa, guia de entrevista geral, análise narrativaResumo
O desenvolvimento profissional, como a conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação, é um dos principais indicadores de avanço na prática da profissão. Esta pesquisa rastreou as experiências vividas de Educadores Master Language por meio de seus rostos (características), mudanças (transformação ou melhoria) e lugares (promoções pessoais e profissionais) usando design de pesquisa narrativa-qualitativa. Todos os 14 ex-alunos do Mestrado em Educação em inglês em 2019-2021 foram considerados participantes do estudo usando uma técnica de amostragem homogênea. Com base nos resultados, os participantes caracterizaram-se como mais capazes linguisticamente e altamente estratégicos após a conclusão do programa de pós-graduação. Eles desenvolveram confiança e prática de gerenciamento de tempo e nutriram um olhar crítico para a literatura. Quanto às promoções pessoais e profissionais, vivenciaram mais oportunidades de liderança, promoções e aumentos salariais e diversas exposições na área. Atribuir orientadores durante a redação da tese e fornecer mais sessões de redação para a redação da tese e oferecer mais disciplinas de literatura como eletivas foram suas sugestões para melhorar o programa. Recomenda-se que as descobertas significativas do estudo sejam usadas para revisitar o programa, suas ofertas de cursos e o aprimoramento do currículo.
Métricas
Referências
Abu Bakar Md. Y., Jani R and Zubairi Y. Z. (2009), “An overview of Graduate Employability of recent Graduates: Some Facts and Figures”, Seminar on Employability, The Ministry of Higher Education of Malaysia.
Agatep, J.L.E. & Villalobos, R.N. (2020) Research capabilities among selected graduate school students in Philippines. Science Insights Education Frontiers, 6(2):691-705
Achunine (2004), Management of Administration of Secondary School Education, Owerri; Totan Publishers
Badiru, E. O., & Wahome, M. (2016). Conducting graduate tracer studies for quality assurance in East African universities: A focus on graduate students’ voices on quality culture. Journal of Education and Practice, 7(6), 174-181
Bullock, J. B., Stritch, J. M., & Rainey, H. G. (2015). International Comparison of Public and Private Employees' Work Motives, Attitudes, and Perceived Rewards. Public Administration Review, 75(3), 479-489. https://doi.org/10.1111/puar.12356
Creswell JW. 2014. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Dimla, R., Pineda, J.L., Quiambao, D. (2021). Graduate Program Relevance and Mathematics Educators Career: Evidence from the Tracer Study. Graduate School. Don Honorio Ventura State University. Bacolor, Pampanga.
Gupta, C. B. (2011). Human Resource Management. New Delhi: Sultan Chand & Sons.
Guzman, A.B. and de Costa, B.V. (2008), Employment and employability profile of a select group of Filipino college graduates, KJEP 5: 1(2008).
W. Tecumseh Fitch, Marc D. Hauser, Noam Chomsky. The evolution of the language faculty: Clarifications and implications Cognition, Volume 97, Issue 2, September 2005, Pages 179-210
Holloway I, Freshwater D. 2007. Narrative research in nursing. Malden, MA: Blackwell.
Hong Shih (2017). Learning Strategies and Classification in Education. Institute for Learning Styles Journal • Volume 1, Fall 2017
Keys, J. Bernard, Thomas L. Case, Al Edge. 1989. "A cross-national study to evaluate differences between leadership relationships of managers in Hong Kong with those in the Philippines, Korea, and the U.S.." International Journal of Management, 6 (4): 390-404. https://digitalcommons.georgiasouthern.edu/management-facpubs/79
King, K. (2000). The adult ESL experience: Facilitating perspective transformation in the classroom. Adult Basic Education, 10(2), 69–89.
Lijueraj J. Cuadra,, Ma. Rachel Kim L. Aure, Gretchen L. Gonzaga (2019). The Use of Tracer Study in Improving Undergraduate Programs in the University. Asia Pacific Higher Education Research Journal. Vol. 6., Issue no. 1.
Mezirow, J. (1991). Transformative dimensions of adult learning. San Francisco, CA: Jossey Bass
Millington, C. (2003). The Use of Tracer Studies for Enhancing Relevance and MArketability in Online and Distance Education. Barbados Community College.
National Higher Education Research Agenda (CHED-NHERA: 2009-2018). Commission on Higher Education, Philippines.
Nerstrom, Norma (2014). "An Emerging Model for Transformative Learning," Adult Education Research Conference. https://newprairiepress.org/aerc/2014/papers/55
Ornstein, A., & Hunkins, F. (2009) Curriculum Design. In Curriculum: Foundations, Principles and Issues (5th Ed.), pp. 181-206. Boston, MA: Pearson/Allyn and Bacon.
Patton MQ. 2002. Qualitative research & evaluation methods (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Perkins, K. E. (2018). The Integrated Model of Self-Confidence: Defining and Operationalizing Self-Confidence in Organizational Settings (Doctoral dissertation). College of Psychology and Liberal Arts: Florida Institute of Technology, Melbourne, Florida
Rogan, M., & Reynolds, J. (2016). Schooling inequality, higher education and the labor market: Evidence from a graduate tracer study in the Eastern Cape, South Africa. Development Southern Africa, 33(3), 343-360.
Rojas, T. T., & Rojas, R. C. (2016). College of education graduate tracer study (GTS): Boon or bane? European Sceintif Journal, ESJ, 12(16)
Schiefelbein, E. and Farrell, J.P. (2010). Tracer Studies, Editor(s): GEORGE PSACHAROPOULOS, Economics of Education, Pergamon.
Schomburg, H. (2003) Handbook for Graduate Tracer Studies: Center for Research on Higher Education and Work, University of Kassel, Germany.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mildred Crisostomo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”