Governança Juvenil nos Barangays Selecionados da cidade de Baguio, Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2674Palavras-chave:
Sangguniang Kabataan, Katipunan ng Kabataan, 9 Centros de Participação Juvenil, Cidade de Baguio, Governança JuvenilResumo
Espera-se que os jovens participem de programas de construção da nação e desenvolvimento da juventude, não apenas nos esportes, mas também em vários setores da sociedade enumerados na Agenda 2030 das Nações Unidas e no Plano de Desenvolvimento da Juventude das Filipinas. As Filipinas têm o Sangguniang Kabataan como um local para os jovens participarem da governança e são guiados pela lei de reforma Sangguniang Kabataan de 2015. A pesquisa se concentrou em estudar a governança juvenil de barangays selecionados da cidade de Baguio. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa descritiva, usando entrevistas com participantes-chave, discussões de grupos focais e análise de documentos na coleta de dados e usando análise temática. Os resultados mostram que o Sangguniang Kabataan realiza perfis de jovens para identificar as necessidades dos jovens. A partir daí, criam projetos e programas, muitos deles de cidadania ativa. O Sangguniang Kabataan emprega diferentes estratégias na formulação e implementação de projetos e programas, como parcerias organizacionais, empregando motivação intrínseca e extrínseca e tendo adaptabilidade, desenvoltura e compromisso de servir e capacitar a juventude. Apesar de ter ótimas estratégias, ainda há um problema em obter a participação dos jovens devido à maior disponibilidade de outros líderes de Sangguniang Kabataan, participação inativa dos jovens, desafio no orçamento e falta de instalações e treinamento. Vários programas foram concebidos pelos pesquisadores para enfrentar os desafios que surgiram durante o estudo, e estes foram: assembléia geral semestral, capacitação para líderes de Sangguniang Kabataan e membros de Katipunan ng Kabataan e a criação de um centro para jovens.
Métricas
Referências
Amao, S. (2019). Empowered youth leading social change in local communities. Available: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1330915/FULLTEXT01.pdf
Arunkumar, K., Bowman, D., Coen, S., El-Bagdady, M., Ergler, C., Gilliland, J., Mahmood, A., & Paul, S. (2018). Conceptualizing Youth Participation in Children's Health Research Insights from a Youth-Driven Process for Developing a Youth Advisory Council. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30597913/
Augustyniak, M. (2022). Legal status of youth councils in Poland and France in the light of new legal regulations. https://czasopisma.kul.pl/index.php/recl/article/download/13498/12325
Baguio Youth Development Council (2020). 10 OUTSTANDING YOUTH LEADERS AND ORGANIZATIONS Mechanics and Criteria.
Cherry, K. (2019). The Major Leadership Theories. https://www.verywellmind.com/leadership-theories-2795323#:~:text=Participative%20Theories,to%20the%20decision%2Dmaking%20process
De Jesus, F. (2022). Implementation of Powers and Functions of Sangguniang Kabataan amidst the COVID-19 Pandemic: Basis for Development of Action Plan. https://thelawbrigade.com/wp-content/uploads/2022/02/Fhrizz-De-Jesus-JLSR.pdf
Flores, L. III, Mendoza, R., Yap, J., & Valencia, J. (2021). Advancing Youth Governance in the Philippines: A Narrative of the Sangguniang Kabataan and its Road to Reform. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3779023
Haddad, K. (2020). Demystifying Youth Advisory Structures: A Three-Paper Dissertation with the Youth Council for Suicide Prevention. https://search.proquest.com/openview/807c754aae444f18f8fb23e3af2939f3/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Jennings, Louise & Parra-Medina, Deborah & Hilfinger Messias, Deanne & MA, Kerry. (2006). Toward a Critical Social Theory of Youth Empowerment. Journal of Community Practice. 14. 31-55. 10.1300/J125v14n01_03.
Kaumbulu, A., Muathe, S., & James, R. (2022). Asian Journal of Economics, Finance and Management. 7(2). 7-23. https://www.researchgate.net/publication/359510523_Governance_Quality_and_Operating_Environment_Contagious_in_Sustainability_Understanding_Project_Sustainability_from_Youth_Empowerment_Perspective_in_Kenya
Loyola, R. (2013, June 11). 25 Centavos' Worth The SK dilemma: Abolish or amend? The LaSallian. Retrieved December 8, 2022, from https://thelasallian.com/2013/06/11/25-centavos-worth-the-sk-dilemma-abolish-or-amend/
Madrigal, C. J., Fernando, B., Cielos, J., Carag, M., Magdaleno, E., Fernandez, M., Gutierrez, J., & Jocelyn Fernandez. (2017). Sangguniang Kabataan Operations
Malaluan, A. C. E., Baja, J. C., Carandang, G. C., Vergara, J. T., & Tamayo, M. R. (2014, May). Performance of Sangguniang Kabataan Officials As Mandated By the Local Government Code of 1991. Asia Pacific Journal of Education Perspective, 1, 1-10. https://www.academia.edu/7311108/Performance_of_Sangguniang_Kabataan_Officials_As_Mandated_By_the_Local_Government_Code_of_1991
Manual. National Youth Commission. https://drive.google.com/file/d/137Lvprgxmq7gzvTVYk1vgnZFNMxkMrZ3/view
National Youth Commission. (2018, April). Philippine Youth Development Plan 2017-2022. Quezon City, Philippines.
National Youth Commission. (n.d.). Sangguniang Kabataan. https://nyc.gov.ph/sangguniangkabataan/
Ott, C. (2020, August 13). Youth Centers: Places to Develop Physical, Social, Emotional, and Cognitive Abilities. ArchDaily. emotional-and-cognitive-abilities
Ndhlovu, N. (2022, March 1). Idle and frustrated: young South Africans speak about the need for recreational facilities. The Conversation. https://theconversation.com/idle-and- frustrated-young-south-africans-speak-about-the-need-for-recreational-facilities-176921
Parrocha, A. (2022, October 12). Marcos signs law postponing Dec. 2022 Barangay, https://www.pna.gov.ph/articles/1186012
Sangguniang Kabataan Reform Act of 2015, R.A. 10742 (2016). https://www.officialgazette.gov.ph/2016/01/15/republic-act-no-10742/
Sawyer, T. 2019. Youth Council Participation in City Planning: The Case of Oslo https://www.researchgate.net/publication/337759272_Youth_Council_Participation_in_City_Planning_The_Case_of_Oslo
Sangguniang Kabataan Reform Act of 2015, Rules and Regulations Implementing Republic Act No. 10742, Otherwise Known as The “Sangguniang Kabataan Reform Act Of 2015”. (2016). https://www.officialgazette.gov.ph/images/uploads/2016-IRR-RA-10742-SangguniangKabataan.pdf
Özgen. (n.d.). Academia.edu. https://www.academia.edu/11399146/RECREATIONAL_ACTIVITIES_INRIME_PREVENTION _AND_REDUCTION
Rojas, A. (2020, November 26). Who are the youth of today? Generation unlimited. UNICEF. https://www.unicef.org/cuba/en/publications/who-are-the-youth-today-generation-unlimited
Santos, M. C. Y. A., & Ocat, W. J. R. (2019, March). STRUGGLEISREAL: An Analysis on the Platforms of the Sangguniang Kabataan 2018 in Barangay San Juan. Academe. https://www.academia.edu/38856941/_STRUGGLEISREAL_AN_ANALYSIS_ON_THE_PLATFORMS_OF_THE_SANGGUNIANG_ KABATAAN_2018_IN_BARANGAY_SAN_JUAN
UNICEF. https://www.unicef.org/cuba/en/publications/who-are-the-youth-today-generation- unlimited
Torres, M. (2022). Assessment of Enabling Environment for Youth Participation in Peacebuilding and Governance in Region X, XI, XIII and Mainland BARMM. Retrieved: https://www.giz.de/en/downloads_els/giz-en-assessment-of-enabling-environment-for-youth-participation-in-peacebuilding-in-mindanao-research-report.pdf
UNESCO. (n.d.). By youth, with youth, for youth. https://en.unesco.org/youth
Youth in Nation-Building Act, R.A. 8044. Section 2 (1994). https://nyc.gov.ph/republic- act-8044/
YOUTH, EMPOWERED. Benjie Magalong - Public Servant. (2021, November 3). Facebook. https://www.facebook.com/magalongbenjie/posts/youth-empowered-baguio- recognises-and-honours-this-years-outstanding-youth-leade/1051431008955232/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Channel Dane Palangdao, Hannah Mae Dumpayan, Geraldine Perez, Ardae Summer Aquino, Regine Claire Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”