Cultivo do feijão: a pesquisa no processo de ensino e aprendizagem no estudo das ciências
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2958Palavras-chave:
Educação, Conhecimento cientifico, ExperimentaçãoResumo
RESUMO
A educação é de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo despertar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos estudantes nas aulas de ciências com a pesquisa científica a partir de uma experimentação com o plantio de sementes de feijão. O presente estudo ocorreu no intervalo de julho a agosto de 2023 nas aulas de ciências do ensino fundamental II em uma escola da rede municipal da cidade de Caicó – Rio Grande do Norte (RN), no qual foi desenvolvido o plantio de sementes de feijão pelos respectivos alunos, afim de despertar a curiosidade e o poder investigativo que a ciência tem sobre o dia a dia do ser humano enquanto sociedade. Além disso, foi realizada uma minuciosa busca por trabalhos acadêmicos na plataforma “google acadêmico” para reforçar e destacar a importância das aulas práticas com a teoria ensinada em sala de aula. Conclui-se que os estudantes responderam satisfatoriamente a atividade proposta. Em síntese, trabalhar com experimentação investigativa é um grande desafio, não apenas o interesse cientifico, mas os seus procedimentos metodológicos têm que ser de interesse mútuo entre professor/aluno.
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