Beyond general challenges: exploring physical education teachers' lived experiences and resilience in flexible learning environments
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2988Palavras-chave:
ensino remoto, formação de professores, educação presencialResumo
A Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações difíceis e se adaptar às mudanças. A resiliência se tornou uma habilidade essencial para alunos, professores e instituições no contexto do aprendizado flexível durante uma pandemia. Não é de surpreender que haja várias emoções, reações e sentimentos em torno da pandemia. Durante a era de transição desse fenômeno, as principais instituições estão passando por desconforto e desordem. O objetivo principal deste estudo é explorar as experiências vividas e a resiliência dos professores de educação física durante a implementação da abordagem de aprendizagem flexível. O estudo utilizou uma abordagem de pesquisa fenomenológica e uma abordagem indutiva para desenvolver teorias ou generalizações baseadas em observações específicas ou dados coletados durante o processo de pesquisa. Os pesquisadores desenvolveram uma estrutura de mecanismos de enfrentamento para professores de educação física que mostrou forças significativas que prejudicam seu enfrentamento e adaptação. O estudo revelou que os professores de educação física da Universidade Tecnológica de Rizal foram capazes de gerenciar e se adaptar à mudança porque abraçaram a mudança, mostraram adaptabilidade e priorizaram a preparação mental, a colaboração e a assistência administrativa. Além disso, os professores de educação física que aumentam sua alfabetização em informática e tecnologia em preparação para o aprendizado flexível, requalificação e aprimoramento desempenham um papel crucial no ajuste à nova norma. Edpuzzle, Padlet e Wordwall, assim como outras plataformas educacionais, foram encontradas para ajudar os educadores a envolver seus alunos em conversas. Da mesma forma, as redes sociais foram utilizadas como recursos instrucionais e instrumentos de avaliação
Métricas
Referências
Alhawsawi, H., Alhawsawi, S., & Sadeck, O. (2023). Understanding resilience and coping in a digitally transformed educational environment during COVID-19. Journal of Further and Higher Education, 47(2), 242-254.
Allen, M. (Ed.). (2017). The SAGE encyclopedia of communication research methods (Vols. 1-4). SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781483381411
Bujones, A. K., Jaskiewicz, K., Linakis, L., & McGirr, M. (2013). A framework for analyzing resilience in fragile and conflict-affected situations. Columbia University SIPA.
Day, C., Edwards, A., Griffiths, A., & Gu, Q. (2011). Beyond survival: Teachers and resilience. In Key messages from ESRC-funded Seminar series. Google Scholar.
DiBernardo, M. (2020, June 19). Teachers adapt to "new normal." Archdiocese of Miami. Retrieved from https://www.miamiarch.org/CatholicDiocese.php?op=Article_archdiocese-of-miami-teachers-adapt-to-new-normal-covid19
Education: From disruption to recovery. (2020, September 8). UNESCO. Retrieved from https://en.unesco.org/covid19/educationresponse
Education system resilience. (2019, November 18). International Institute for Educational Planning. Retrieved from http://www.iiep.unesco.org/en/our-mission/education-system-resilience
Hatlevik, O. E., & Bjarnø, V. (2021). Examining the relationship between resilience to digital distractions, ICT self-efficacy, motivation, approaches to studying, and time spent on individual studies. Teaching and Teacher Education, 102, 103326.
Gupta, S., & Chen, Y. (2022). Supporting inclusive learning using chatbots? A chatbot-led interview study. Journal of Information Systems Education, 33(1), 98-108.
Heard, I. R. (2019). Converting traditional learning to online environments. In A. S. Hayes & T. O. Adger (Eds.), Faculty roles and changing expectations in the new age (pp. 36-49). IGI Global.
Jones, C. (2020, November 5). How P.E. teachers are trying to get students off the couch during the pandemic. EdSource. Retrieved from https://edsource.org/2020/how-p-e-teachers-are-trying-to-get-students-off-the-couch-during-the-pandemic/642765
Kim, M., Yu, H., Park, C. W., Ha, T., & Baek, J. H. (2021). Physical education teachers' online teaching experiences and perceptions during the COVID-19 pandemic. Journal of Physical Education and Sport, 21, 2049-2056.
Konukman, F., Filiz, B., & Ünlü, H. (2022). Teachers’ perceptions of teaching physical education using online learning during COVID-19: A quantitative study in Turkey. PLOS ONE, 17(6), e0269377.
Korcz, A., Krzysztoszek, J., Łopatka, M., Popeska, B., Podnar, H., Filiz, B., & Bronikowski, M. (2021). Physical education teachers’ opinion about online teaching during the COVID-19 pandemic: Comparative study of European countries. Sustainability, 13(21), 11730.
Lee, M. J., & McLoughlin, C. (2010). Applying Web 2.0 tools in hybrid learning designs. In Y. E. Hasan & R. L. Lester (Eds.), Handbook of research on hybrid learning models: Advanced tools, technologies, and applications (pp. 371-392). IGI Global.
LEXIA LEARNING. (2020, May 18). Adjusting to the new normal. Retrieved from https://www.lexialearning.com/blog/adjusting-new-normal
Luthar, S. S., & Cicchetti, D. (2000). The construct of resilience: Implications for interventions and social policies. Development and Psychopathology, 12(4), 857.
Mansfield, C. C. (2015). Building resilience in teachers. Murdoch University. Retrieved from https://www.murdoch.edu.au/research/impact-and-engagement/building-resilience-in-teachers
Manzoor, A. (2016). Technology-enabled learning environments. In L. M. Thomas & R. L. Ron (Eds.), Handbook of research on applied learning theory and design in modern education (pp. 545-559). IGI Global.
Mayzenberg, A. (2020). Accepting and adapting to a new normal for school. Retrieved from https://www.collegexpress.com/articles-and-advice/student-life/blog/accepting-and-adapting-new-normal-school/
Mejia, G. (2020, November 5). Filipino resiliency is a myth and always has been. The Manila Times. Retrieved from https://www.manilatimes.net/2020/11/06/opinion/columnists/filipino-resiliency-is-a-myth-and-always-has-been/791966
MELCs | Department of Education. (2020, July 13). Retrieved from https://www.deped.gov.ph/2020/07/13/melcs/
Moore, C. P. (2020, October 12). Resilience theory: What research articles in psychology teach us (+PDF). PositivePsychology.com. Retrieved from https://positivepsychology.com/resilience-theory/
Nang, A. F. M., Maat, S. M., & Mahmud, M. S. (2022). Teacher technostress and coping mechanisms during COVID-19 pandemic: A systematic review. Pegem Journal of Education and Instruction, 12(2), 200-212.
Nicomedes, C. (2021). An exploration of Filipino resilience of young adults in the 21st century. Research Gate. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/345757270_An_Exploration_of_Filipino_Resilience_of_Young_Adults_in_the_21st_Century
Physical education. (2020, October 6). Education Bureau. Retrieved from https://www.edb.gov.hk/en/curriculum-development/kla/physical-education/index.html
Pokhrel, S., & Chhetri, R. (2021). A literature review on impact of COVID-19 pandemic on teaching and learning. Higher Education for the Future, 8(1), 133-141.
Richardson, G. E. (2002). The metatheory of resilience and resiliency. Journal of Clinical Psychology, 58(3), 307-321.
Rojas, F. J. A. M., II. (2021, May 23). Flexible learning as the new normal. BusinessMirror. Retrieved from https://businessmirror.com.ph/2021/05/24/flexible-learning-as-the-new-normal/
Russel, T. (2013). Why resilience is critical in a learning environment. Whole Child Education. Retrieved from http://www.wholechildeducation.org/blog/why-resilience-is-critical-in-a-learning-environment
Ryan, G. W., & Bernard, H. R. (2003). Techniques to identify themes. Field Methods, 15(1), 85-109. https://doi.org/10.1177/1525822X02239569
Suleimany, M., Mokhtarzadeh, S., & Sharifi, A. (2022). Community resilience to pandemics: An assessment framework developed based on the review of COVID-19 literature. International Journal of Disaster Risk Reduction, 103248.
Shivshanker, A. (2020). The importance of building resilience into education systems. Education in Crisis and Conflict Network. Retrieved from https://www.eccnetwork.net/learning/importance-building-resilience-education-systems
Sturm, M., Kennell, T., McBride, R., & Kelly, M. (2010). The pedagogical implications of Web 2.0. In Y. K. Dwight (Ed.), Web technologies: Concepts, methodologies, tools, and applications (pp. 1536-1553). IGI Global.
Tarkar, P. (2020). Impact of COVID-19 pandemic on education system. International Journal of Advanced Science and Technology, 29(9), 3812-3814.
Tastula, A. (2020, June 3). Adapting to the new normal: The education system in times of crisis. Elm Magazine. Retrieved from https://elmmagazine.eu/adult-education-and-the-unexpected/adapting-to-the-new-normal-the-education-system-in-times-of-crisis/
Vernadakis, N., Giannousi, M., Tsitskari, E., Antoniou, P., & Kioumourtzoglou, S.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jeric Quibral, Ma. Michelle Garganera, Glen Mangali
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”