Desafios mentais, físicos, ambientais e financeiros dos estudantes: os desafios e o perfil demográfico afetam a esperança percebida pelos estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3091Palavras-chave:
Mudanças climaticas, Contratos financeiros, problemas mentais, Estress físico, Problemas estudantisResumo
Estudar em uma universidade é uma das etapas mais difíceis no desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo. Durante esta etapa, o indivíduo vivencia uma miríade de desafios, incluindo desafios ambientais, restrições financeiras, problemas mentais e estresse físico. O estudo é conduzido para determinar os desafios físicos, mentais, financeiros e ambientais dos alunos na universidade. A população do estudo foi de 1.199 alunos universitários de uma instituição de ensino superior das Filipinas. O questionário de perfil demográfico foi inicialmente utilizado. Depois disso, os entrevistados foram solicitados a identificar seus desafios usando um questionário de pesquisa desenvolvido pelo pesquisador. O questionário de desesperança usado no estudo foi extraído de um compêndio padronizado de ferramentas de avaliação. Os perfis dos entrevistados mostram que a maioria era do sexo feminino e não era beneficiária do Programa Pantawid Pamilyang Pilipino (4Ps). A maioria era de estudantes em tempo integral e muitos deles vinham de uma família com renda mensal inferior a P12.082,00. Os alunos apresentaram altos níveis de desafios físicos e exaustão na escola, eram moderadamente desafiados mentalmente e tinham níveis moderados de desafios financeiros e ambientais. Eles têm um nível moderado de desafios financeiros e um nível moderado de desafios ambientais. O Tau-B de Kendall não indicou nenhuma relação entre o perfil dos entrevistados e os desafios que eles vivenciaram. Perfil dos alunos (valor de p) em termos de sexo, 4Ps, situação de emprego e renda financeira mensal, respectivamente para os seguintes desafios vivenciados: Físico = 0,239; 0,749; 0,462; 0,992, respectivamente; Mental = 0,878; 0,800; 0,680; 0,576, respectivamente; Financeiro = 0,519; 0,323; 0,166; 0,067, respectivamente; e Ambiental = 0,776; 0,492; 0,661; 0,449, respectivamente. Os resultados do questionário de desesperança indicam que a maioria dos alunos manifestou um nível moderado de desesperança. Pode-se concluir que os desafios físicos, mentais, ambientais e financeiros vivenciados pelos alunos não têm relação com seu status sociodemográfico, mas esses desafios afetaram moderadamente sua esperança. Os dados deste estudo atual sugeriram a necessidade de uma intervenção para facilitar as lutas dos alunos na academia e ajudá-los a se esforçar para concluir o curso escolhido.
Métricas
Referências
Al Mamun, F., Hosen, I., Misti, J. M., Kaggwa, M. M., & Mamun, M. A. (2021). Mental disorders of Bangladeshi students during the COVID-19 pandemic: a systematic review. Psychology research and behavior management, 645-654.
Albert, J. R. G., & Vizmanos, J. F. V. (2018). Vulnerability to Poverty in the Philippines: An Examination of Trends from 2003 to 2015 (No. 2018-10). PIDS Discussion Paper Series.
Azer, I., & Mohamad, S. A. (2018). Exploring financial management practices and problems among students. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 8(12), 2472-2477.
Bhopal, K. (2023). ‘We can talk the talk, but we’re not allowed to walk the walk’: the role of equality and diversity staff in higher education institutions in England. Higher Education, 85(2), 325-339.
Bonaldo, L., & Pereira, L. N. (2016). Dropout: Demographic profile of Brazilian university students. Procedia-Social and behavioral sciences, 228, 138-143. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.07.020
Bryce, C. I., & Fraser, A. M. (2022). Students' perceptions, educational challenges and hope during the COVID‐19 pandemic. Child: Care, Health and Development, 48(6), 1081-1093. https://doi.org/10.1111/cch.13036
Ciarrhochi, J. and Scott, G. (2007). The link between emotional competence and well-being: a longitudinal study. British Journal of Guidance and Counselling, 34(2), 231-243.
Cuyjet, M. J., Cooper, D. L., & Howard-Hamilton, M. F. (Eds.). (2023). Multiculturalism on campus: Theory, models, and practices for understanding diversity and creating inclusion. Taylor & Francis.
Dahlberg, L. L., Toal, S. B., Swahn, M. H., & Behrens, C. B. (2005). Measuring violence-related attitudes, behaviors, and influences among youths: A compendium of assessment tools. Centers for disease control and prevention.
Daud, N., Norwani, N. M., & Yusof, R. (2018). Students’ financial problems in higher education institutions. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 8(10), 1558-1565.
D'Zurilla, T. J., Chang, E. C., Nottingham IV, E. J., & Faccini, L. (1998). Social problem‐solving deficits and hopelessness, depression, and suicidal risk in college students and psychiatric inpatients. Journal of clinical psychology, 54(8), 1091-1107. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4679(199812)54:8<1091::AID-JCLP9>3.0.CO;2-J
Erberber, E., Stephens, M., Mamedova, S., Ferguson, S., & Kroeger, T. (2015). Socioeconomically Disadvantaged Students Who Are Academically Successful: Examining Academic Resilience Cross-Nationally. Policy Brief No. 5. International Association for the Evaluation of Educational Achievement.
Falahati, L., & Hj. Paim, L. (2012). Experiencing financial problems among university students: an empirical study on the moderating effect of gender. Gender in Management: An International Journal, 27(5), 315-330.
Gao, W., Ping, S., & Liu, X. (2020). Gender differences in depression, anxiety, and stress among college students: a longitudinal study from China. Journal of affective disorders, 263, 292-300.
Gennrich, T., & Dison, L. (2018). Voice matters: Students’ struggle to find voice. Reading & Writing-Journal of the Reading Association of South Africa, 9(1), 1-8. https://hdl.handle.net/10520/EJC-13482b2aea
Hovdhaugen, E., & Wiers-Jenssen, J. (2023). Motivation for full degree mobility: analysing sociodemographic factors, mobility capital and field of study. Educational Review, 75(2), 195-216.
Li, M., Wang, Y., & Zhou, D. (2023). Effects of the built environment and sociodemographic characteristics on children's school travel. Transport policy, 134, 191-202.
Lima, C. L. S., Veloso, L. U. P., Lira, J. A. C., Silva, A. G. N., Rocha, Â. R. C., & Conceição, B. B. (2021). Factors related to hopelessness in college students. Cogitare enfermagem, 26, e76641. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.76641
Liu, S., Xi, H. T., Zhu, Q. Q., Ji, M., Zhang, H., Yang, B. X., ... & Xiang, Y. T. (2021). The prevalence of fatigue among Chinese nursing students in post-COVID-19 era. PeerJ, 9, e11154.
Lundquist, P., Holmberg, K., & Landstrom, U. (2000). Annoyance and effects on work from environmental noise at school. Noise and Health, 2(8), 39-46.
Mamun, M. A., Hossain, M. S., & Griffiths, M. D. (2022). Mental health problems and associated predictors among Bangladeshi students. International Journal of Mental Health and Addiction, 20(2), 657-671.
Masud, J., Husniyah, A. R., Laily, P., & Britt, S. (2004). Financial behaviour and problems among university students: needs for financial education. Journal of personal Financial, Vol. 3, Issues 1.
Mosleh, S. M., Shudifat, R. M., Dalky, H. F., Almalik, M. M., & Alnajar, M. K. (2022). Mental health, learning behaviour and perceived fatigue among university students during the COVID-19 outbreak: a cross-sectional multicentric study in the UAE. BMC psychology, 10(1), 47.
Mychailyszyn, M. P., Brodman, D. M., Read, K. L., & Kendall, P. C. (2012). Cognitive‐behavioral school‐based interventions for anxious and depressed youth: A meta‐analysis of outcomes. Clinical Psychology: Science and Practice, 19(2), 129–153. https://doi.org/10.1111/j.1468-2850.2012.01279.x
Nieuwoudt, J. E., & Pedler, M. L. (2023). Student retention in higher education: Why students choose to remain at university. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 25(2), 326-349. https://doi.org/10.1177/1521025120985228
Popadiuk, N. E. (2012). Career counsellors and suicide risk assessment. British Journal of Guidance and Counselling, 41(4), 363-374.
Rezaei, O., Mokhayeri, Y., Haroni, J., Rastani, M. J., Sayadnasiri, M., Ghisvand, H., ... & Armoon, B. (2020). Association between sleep quality and quality of life among students: a cross-sectional study. International journal of adolescent medicine and health, 32(2).
Schneider-Matyka, D., Świątoniowska-Lonc, N., Polański, J., Szkup, M., Grochans, E., & Jankowska-Polańska, B. (2023). Assessment of the effect of stress, Sociodemographic Variables and work-related factors on rationing of nursing care. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(3), 2414.
Scott, J. C. (2006). The mission of the university: Medieval to postmodern transformations. The journal of higher education, 77 (1), 1-39. https://doi.org/10.1080/00221546.2006.11778917
Servilha, E. A. M., & Delatti, M. D. A. (2014). College students' perception of classroom noise and its consequences on learning quality. Audiology-Communication Research, 19, 138-144.
Sheldon, E., Simmonds-Buckley, M., Bone, C., Mascarenhas, T., Chan, N., Wincott, M., ... & Barkham, M. (2021). Prevalence and risk factors for mental health problems in university undergraduate students: A systematic review with meta-analysis. Journal of Affective Disorders, 287, 282-292.
Simovic, V., Domazet, I., Bugarcic, M., Safi, M., Sarhan, H., Bhagat, R., & Martinovic, A. B. (2023). The association of socio-demographic characteristics of university students and the levels of their digital entrepreneurial competences. Heliyon, 9(10).
Stewart, M. J., Makwarimba, E., Reutter, L. I., Veenstra, G., Raphael, D., & Love, R. (2009). Poverty, sense of belonging and experiences of social isolation. Journal of Poverty, 13(2), 173-195.
Stock, A. A., Lee, S., Nahmod, N. G., & Chang, A. M. (2020). Effects of sleep extension on sleep duration, sleepiness, and blood pressure in college students. Sleep health, 6(1), 32-39.
Subramani, C., & Kadhiravan, S. (2017). Academic stress and mental health among high school students. Indian Journal of Applied Research, 7(5), 404-406.
Terenzini, P. T., & Pascarella, E. T. (1998). Studying college students in the 21st century: Meeting new challenges. The review of higher education, 21(2), 151-165. https://doi.org/10.1353/rhe.1998.a30045
Tristan Hernandez, E., Pavón García, I., López Navarro, J. M., & Kolosovas-Machuca, E. S. (2016). Evaluation of noise environments during daily activities of university students. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, 22(2), 274-278.
Wale, C. (2023). The Impact of Cultural Resources on Socioeconomic Status. Journal of Sociology, 1(1), 28-39.
Woolner, P., & Hall, E. (2010). Noise in schools: a holistic approach to the issue. International journal of environmental research and public health, 7(8), 3255-3269.
Zhu, X., Haegele, J. A., Liu, H., & Yu, F. (2021). Academic stress, physical activity, sleep, and mental health among Chinese adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(14), 7257.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jomar Aban, Aisha N Sevilleja, Jenilyn A. Asirot, Rachelle D. Ebueza, Sheila E. Calica, Mayeth G. Navasca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”