Territórios de complexidades interculturais no ensino superior: diálogos do Brasil, Cabo Verde e México
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3273Palavras-chave:
Dialogicidade, Interculturalidade, Sistema educativoResumo
A educação superior pode ser debatida por diferentes dimensões e, como categoria de análise, permite compreender as dialéticas e assimetrias entre ser e saber na atividade educativa, na prospecção científica e nas lógicas de desenvolvimento social que incidem diretamente nas políticas aplicadas a determinadas populações, seja por promoção ou por brechas que podem ampliar ou limitar o acesso à Universidade e aos seus programas de formação científica ou tecnológica que atualmente se veem obrigados a ajustar e atualizar seus conteúdos curriculares. O objetivo do trabalho é compartilhar em diálogo experiências do que vem sendo construído como territórios da práxis educativa e territorialidades que se tornam importantes aportes teóricos e conceituais, para refletir sobre as complexidades interculturais na educação superior. A metodologia se baseia no diálogo que produz um espaço onde se abordam temáticas locais e que são, ao mesmo tempo, globais como estudos de caso desenvolvidos no Brasil, Cabo Verde e México. Os resultados esperados propõem avanços na compreensão do que são políticas educacionais, dimensões temáticas, disciplinares e o que finalmente se constrói como aprendizagens que se impõem e com possibilidades de realizar transformações em níveis mais próximos do cotidiano como o comunitário.
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