Pedagogia do "professor" na Integração da Ciência: um Programa Proposto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3330

Palavras-chave:

Curriculo de Ciência, Integração, , Integração de ciências

Resumo

O estudo examinou um aspecto controverso do currículo do ensino fundamental e médio: o suposto descongestionamento que resultou na integração das ciências com outras disciplinas centrais nos níveis de primeira e segunda séries. Para saber se existe uma disparidade nos objetivos do currículo e no objetivo de alcançar alta aptidão no exame de competência em ciências para alunos da segunda série, este estudo conduziu tanto a análise quantitativa das notas de aptidão dos alunos de 2015 a 2018 quanto a análise qualitativa das declarações das entrevistas dos professores da 2ª série e do conteúdo de seus respectivos planos de aula. Os resultados mostraram que as pontuações escalonadas dos alunos de 2015 a 2018 seguem a mesma tendência. Com base nas entrevistas, houve principalmente uma percepção negativa em relação ao currículo entre os professores. Em termos de atualização do currículo, os professores têm estratégias variadas, tanto na integração como no ensino das ciências separadamente. No entanto, foram observadas uma série de questões não resolvidas ao longo do processo de integração. Portanto, uma proposta de Programa de Integração Científica que visa maximizar as estratégias de ensino integrativo obrigatórias para conceitos científicos para aumentar as pontuações de aptidão dos alunos e ajudar os professores a resolver os problemas que enfrentam

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flormay Manalo, University of the East-Manila. Manila, Philippines

0009-0008-7036-3137; University of the East-Manila. Manila, Philippines. flormay.manalo@ue.edu.ph

Referências

Akerson, V. L., Buck, G. A., Nargund-Joshi, V., & Weiland. (2011). The Importance of Teaching and Learning Nature of Science in the Early Childhood Years. Journal of Science Education and Technology, 537-549.

Asian Scientist Newsroom (2012) Retrieved from https://www.com/2012/02/academia/ Philippine-deped-removes-science-and-health-in-grade1-2-classes-202/.

DepEd Order, no. 25, s. 2002 (2002). Implementation of the 2002 Basic Education Curriculum. Retrieved March, 2019 from http://www.deped.gov.ph/2002/06/17/do-25-s-2002-implementation-of-the-2002-basic-education-curriculum/.

Dulay, M. (1998). Selected factors affecting the senior students’ interest in Science of the Northern Philippines. Unpublished master’s thesis, University of Northern Philippines.

Furner, J. & Kumar, D. (2007). The mathematics and science integration: A stand for teacher education . Retrieved January 8, 2017. from http://www.ejmste.org.

Implementing Rules and Regulaions of the Enhanced BBasic Education Act of 2013 (2013) Retrieved March, 2019 from https://www.officialgazette.gov.ph/2013/09/04/irr-republic-act-no-10533/K to 12 curriculum guide Science (Grade 1 – 12) (2012) Retrieved January, 2019 from https://www.gov.ph/documents/20147/233614/SCIENCE-K-12-Curriculum-Guides-Grade7.pdf/02c5020b-a9df-cc74-598b-e6f979d5bb32?version=1.0.

Losty, S. (2012). Integrating Science. Irish Teacher National Organization Publication.

Pawilen, G. & Sumida, M. (2005). A comparative study of the elementary Science curriculum of the Philippines and Japan. Retrieved April 30, 2013 from www.ed.ehime-u.ac.jp/~kiyou/2005/pdf/19.

Pegg, J. (2010). Integrating literacy into elementary science: teacher concerns and resolutions. Retrieved March 10, 2017 from ejlts.ucdavis.edu/sites/…/Pegg_EJLTS.

Psychology Notes HQ (2012). Erik Erikson’s Stages of Development – Stages 3 and 4. Online Resources for Psychology Students. Retrieved January 2019 from https://www.psychologynoteshq.com/eriksonstagesofdevelopment3-4/.

Quismundo, T. (2012). K-12 will Strengthen-not drop- science. Retrieved January 2019 from https://newsinfo.inquirer.net/140097/k-12-wiil-strengthen%e2%80%93not-drop%e2%80%93science#ixzz5Z4orbXZ4.

Rochmyaningsih, D. (2012). Indonesia's Plans To Cut Science Classes Raise Protests. Retrieved January 2019, from Asian Scientist: https://www.asianscientist.com/2012/10/academia/indonesias-plans-to-cut-science-classes-raises-protests-2012/.

Sarmiento, P. (2013). Experts Caution Against Removing Science Classes From Primary Schools Read more from Asian Scientist Magazine. Retrieved January 2019, from Asian Scientist: https://www.asianscientist.com/2013/02/academia/experts-caution-against-removing-science-from-school-curriculum-022013/.

Tan-Fabian, M. (2012). Science by the Wayside: DepEd's Wrong Choicec. Retrieved January 2019, from Filipino oFreethinkers: https://filipinofreethinkers.org/2012/02/06/science-by-the-wayside-deped%E2%80%99s-wrong-choice/.

The K to 12 Basic Education Program. Retrieved January 2019 from https://www. officialgazette.gov.ph/k-12/.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Manalo, F. (2025). Pedagogia do "professor" na Integração da Ciência: um Programa Proposto. Diversitas Journal, 10(special_1). https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3330