A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.402Resumo
RESUMO: O presente artigo vislumbra discutir sobre a Geografia Urbana no ensino básico para expor a importância de se ter um foco educacional no espaço urbano, temática da disciplina de geografia; já que o papel da escola seria também dar-lhe condições para se tornar um cidadão, pois que em sua maioria, os alunos vivem na cidade, tendo como principal objetivo abordar a importância do ensino da cidade e do urbano nas aulas de Geografia na educação básica. Nessa dinâmica é necessário que a escola e o ensino incluam e, ou deem mais ênfase aos conteúdos referentes a essa temática de extrema importância para a construção da cidadania. A metodologia aplicada para o presente referencial teve como base pesquisas de literários, como: Santana (2013), Morangas (2006), Araújo (2004/2005) e Siqueira (2013); que nos levaram ainda a autores como: Santos (2008), Cavalcante (2002) e Correia (1999). Os resultados apontam que o ensino da Geografia Urbana nas escolas é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos, e que para isso é importante o exercício de práticas pedagógicas interessadas em despertar o desejo de entender as dinâmicas da cidade saindo da “monotonia da sala de aula”. Dessa forma conclui-se que a utilização de conteúdos que contemplem o micro e o macro dentro do espaço urbano conduza ao ensino de geografia formar alunos e cidadãos conscientes.
Palavras-chave: Ensino, Espaço Urbano, Cidadãos.
ABSTRACT: This article envisages discuss the Urban Geography in primary education to expose the importance of having an educational focus on urban space theme of geography discipline; since the role of schools would also give you conditions to become a citizen, since mostly students living in the city, with the main objective to approach the importance of the city's education and urban in Geography lessons in education Basic. This dynamic is necessary for the school and the teaching and include, or give more emphasis to the content related to the topic of utmost importance to the construction of citizenship. The methodology used for this benchmark was based on literary research, such as: Santana (2013), squash (2006), Araújo (2004/2005) and Smith (2013); that led us furthermore authors such as Santos (2008), Cavalcante (2002) and Correia (1999). The results to point that the teaching of Urban Geography in schools is badly needed for the development of students' criticality in relation to urban space to which they belong, and that this is important the exercise of interested pedagogical practices to awaken the desire to understand the dynamic city out of the "monotony of the classroom." Thus it is concluded that the use of content that address the micro and the macro in the urban environment conducive to geography teaching to graduate students and concerned citizens.
Keywords: Education, Urban Space, citizens.
Métricas
Referências
ARAUJO, Gilson Medeiros de. A Cidade na Sala: Aula de Geografia. Revista da casa de geografia de Sobral, Sobral v.6/7 n. 1 p.35-49, 2004/2005.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CORREA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1999.
MORANGAS, Rosana Alves Ribas. Concepção de cidade/urbano no ensino de geografia: elementos para análise. Revista Eletrônica de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás. Vol. I, n.2, 2006.
SANTANA, A. F. da. A importância do espaço urbano no ensino de geografia. In.: II Simpósio de Estudos Urbanos: A dinâmica das cidades e a produção do espaço, 2013.
SANTOS, Milton. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SEED. Diretrizes Curriculares Estaduais: Geografia. Curitiba, SEED, 2008.
SIQUEIRA, Santiago Alves de. A Cidade, o Urbano e a Geografia Escolar: Reflexões A Partir de Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental de Florianópolis/Sc. In.: Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem, COEB 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jhon David Santos Silva, Daniele Silva Severo, Francisco Mendes Lima Neto, Luana Araujo Silva, Rafael Urubá Silva, Claudionor Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”