O nível de estresse do professor da disciplina de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.912Resumo
Esta pesquisa aborda sobre o nível de estresse do professor da disciplina da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de uma abordagem psicanalítica, e tem como fundamento olhar a interface entre a Educação e Psicanálise, especificamente os condicionantes dos níveis de estresse: ansiedade e angústia. Tem como objetivo identificar enquanto indicativos do nível de estresse, que serão analisados a luz da psicanálise, principalmente a partir de alguns dispositivos como, transferência, desejo e vínculo, que se fizeram necessários no caminho dessa investigação, tendo como referências básicas Freud, Lacan e outros. A pesquisa é qualitativa e exploratória. A metodologia abrange uma revisão da literatura e aplicação de questionários semiestruturados para professores e alunos. Os resultados mostram que as melhorias relacionadas a esse problema, podem ser adquiridas por meio da junção do trabalho da Psicanálise com a Educação, pois desta forma haverá indicação de meios para solucionar o problema dos docentes envolvidos.
Palavras-chave: Educação. Ensino-Aprendizagem. Matemática. Psicanálise. Estresse.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sandra Sueli Falcão Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”