Análise emergética uma proposta para o setor sucroalcooleiro do Estado de Alagoas – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-926Resumo
RESUMO: A cana-de-açúcar destaca-se como um dos principais produtos agrícolas no Brasil e de grande importância sócio, econômico e ambiental. No Estado de Alagoas ela tem um papel marcante no desenvolvimento social e econômico do Estado e que é marcado por um processo histórico de utilização da terra, dos recursos hídricos, de insumos agrícolas e mecanização. Uma análise da produção de cana-de-açúcar e seus produtos no Estado de Alagoas, que leve em consideração os serviços ecossistêmicos dos solos dos tabuleiros costeiros deve considerar a metodologia emergética. Assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso dos serviços ecossistêmicos dos solos nos tabuleiros costeiros no Estado de Alagoas, através da análise emergética de uma agroindústria do setor sucroalcooleiro. O estudo será realizado junto a unidade sucroalcooleira energética no Município de Rio Largo-AL, localizado na região dos Tabuleiros Costeiros, o levantamento dos dados agrícolas e industriais serão obtidos junto a unidade sucroalcooleira energética. Os fluxos de entrada e saída de energia, materiais e capital da unidade sucroalcooleira energética serão identificados e quantificados. Em seguida serão utilizadas tabelas de transformidades para os cálculos emergéticos, construídos os respectivos diagramas e avaliada a capacidade de suporte de cada etapa dos processos da usina e por fim, os dados serão interpretados sobre a ótica da sustentabilidade. No município de Rio Largo-AL foi selecionado uma sucroalcooleira energética pertencente ao grupo Santa Clotilde, fundada em 1967, e que se encontra em atividade e com produção de açúcar, álcool e energia e que são expressivos para a região dos Tabuleiros Costeiros. As atividades do projeto encontram-se na fase de levantamento de dados das atividades agrícolas e industrial da unidade. O presente trabalho contribui com um melhor entendimento dos processos ecológico e econômico do setor sucroalcooleiro energético no Nordeste do Brasil. Dessa forma, o estudo possibilitará agregar informações que possam ser utilizadas na comparação entre outras unidades sucroalcooleiro energético da região.
PALAVRAS-CHAVES: Cana-de-açúcar, Transformidade, Sustentabilidade
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Selenobaldo A. Cabral Sant Anna, Ivanildo Cavalcanti Timóteo Cavalcanti Timóteo, Jessé Marques da Silva Junior Pavão Pavão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”