Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a conservação de insetos polinizadores e construção de um jardim floral
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1071Resumo
RESUMO: Os animais polinizadores são componentes fundamentais nos ecossistemas terrestres e essenciais para o bom desempenho dos serviços ecológicos em ambientes naturais e agrícolas. A consequência mais nefasta das ameaças à biodiversidade é, sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Desta forma, fez-se necessário conhecer a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a importância dos insetos polinizadores e as plantas que os atraem, repassando informações com ênfase na conservação destes. A intervenção foi aplicada na escola municipal de educação básica Maria Iraci Teófilo de Castro – Taquarana, AL para 59 alunos, referentes a duas turmas de 6° ano. A ação foi desenvolvida por meio de uma palestra com ênfase na conscientização acerca da importância da conservação dos polinizadores e seus habitats, juntamente a uma oficina de plantio de 150 sementes de plantas florais. Antes das informações serem repassadas, o desempenho dos discentes ao responderem o questionário demonstrou-se de forma negativa. A falta de conhecimento dos discentes sobre o assunto implica no desencadear de sérios problemas, pois, no instante em que o público não conhece o problema em questão, ele se torna incapaz de solucionar ou reduzi-lo. É evidente a necessidade de trabalhar com os alunos o aspecto da importância dos polinizadores para os ecossistemas naturais, pois a educação ambiental só será eficaz se levar os alunos a terem a percepção do mundo que os cerca, envolvendo-os de forma a despertar uma consciência crítica que busca soluções para o problema.
PALAVRAS-CHAVE: Abelhas, Ecossistema, Sementes de girassol.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jecilãine Efigênia da Silva, João Marcos de Assis Rozendo, Rodrigo de Almeida Pinheiro, Thaynnara Paula dos Santos Lira, Maria Jéssica dos Santos Cabral, Rubens Pessoa de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”