Panorama das bibliotecas escolares/salas de leitura nas escolas da 1ª Gere da capital alagoana
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1145Resumo
RESUMO: Estimular o hábito da leitura é uma responsabilidade de todos os profissionais da educação, sendo as Bibliotecas Escolares/Salas de Leitura essenciais para a efetivação dessa ação. Esses ambientes possuem um papel que vai além do emprestar e cobrar livros, pois devem estimular, coordenar e organizar, através de seus profissionais, ações educativas, recreativas e socializadoras, bem como voltadas a pesquisa. Diante da importância desses ambientes para o processo de ensino-aprendizagem, o presente trabalho traça um panorama, com base nos parâmetros legais vigentes, de Bibliotecas Escolares/Salas de Leitura de 5 escolas estaduais da 1ª Gerência de Ensino (Gere). A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o questionário como instrumento de recolha de dados. A investigação demonstrou, entre outros resultados que nas escolas pesquisadas só há Salas de Leitura, que há carência de profissionais com qualificação para atuar nesses espaços e que o acervo não é organizado, atualizado e nem variado, predominando livros didáticos em suas prateleiras.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente escolar, Leitura, Ensino-aprendizagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jacqueline Praxedes de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”