Desastres tecnológicos e ambientais na Comunidade Bom Futuro, Barcarena (PA): uma análise regressiva dos impactos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1435Resumo
RESUMO: O Município de Barcarena (PA) tem sido historicamente impactado por desastres tecnológicos e ambientais, os quais têm gerado impactos significativos na região. No início de 2018, ocorreu no município o transbordamento da bacia de rejeitos de uma mineradora, que afetou diretamente o ambiente e a qualidade de vida da população local. Diante disso, objetivou-se identificar e avaliar os impactos relacionados às situações socioeconômica e ambiental da comunidade Bom Futuro, em Barcarena, antes e após os últimos desastres ocorridos. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de um formulário de caráter avaliativo que buscou realizar uma Análise Regressiva Socioeconômica e Ambiental (SEA), entre 2015 e 2016, acerca dos impactos gerados pelos últimos desastres ocorridos na comunidade. Entre os resultados, constatou-se que na dimensão socioeconômica houve uma queda na maioria dos atributos e na dimensão recursos naturais e ambiente foi verificada alta contaminação e desequilíbrio ecológico. Quanto à dimensão empoderamento, foi observado que a organização civil forte no passado vem enfraquecendo e nem os acidentes sucessivos conseguiram unir os membros da localidade para lutar ativamente por seus direitos. No tocante à dimensão políticas públicas, evidenciou-se um diminuto retrocesso, pois apenas algumas demandas sociais foram atendidas.
PALAVRAS-CHAVE: Bacia de Rejeitos, Ambiente, Situação socioeconômica.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flavio Henrique Souza Lobato, Herbert Emanoel Freitas Dantas, Gabriela Marina Silva Trindade, Juliana Lopes de Oliveira, Mônica do Socorro Fonseca Sousa, Neila de Jesus Ribeiro Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”