Desastres tecnológicos e ambientais na Comunidade Bom Futuro, Barcarena (PA): uma análise regressiva dos impactos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1435

Resumen

RESUMO: O Município de Barcarena (PA) tem sido historicamente impactado por desastres tecnológicos e ambientais, os quais têm gerado impactos significativos na região. No início de 2018, ocorreu no município o transbordamento da bacia de rejeitos de uma mineradora, que afetou diretamente o ambiente e a qualidade de vida da população local. Diante disso, objetivou-se identificar e avaliar os impactos relacionados às situações socioeconômica e ambiental da comunidade Bom Futuro, em Barcarena, antes e após os últimos desastres ocorridos. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de um formulário de caráter avaliativo que buscou realizar uma Análise Regressiva Socioeconômica e Ambiental (SEA), entre 2015 e 2016, acerca dos impactos gerados pelos últimos desastres ocorridos na comunidade. Entre os resultados, constatou-se que na dimensão socioeconômica houve uma queda na maioria dos atributos e na dimensão recursos naturais e ambiente foi verificada alta contaminação e desequilíbrio ecológico. Quanto à dimensão empoderamento, foi observado que a organização civil forte no passado vem enfraquecendo e nem os acidentes sucessivos conseguiram unir os membros da localidade para lutar ativamente por seus direitos. No tocante à dimensão políticas públicas, evidenciou-se um diminuto retrocesso, pois apenas algumas demandas sociais foram atendidas.     

PALAVRAS-CHAVE: Bacia de Rejeitos, Ambiente, Situação socioeconômica.

Métricas

Visualizações em PDF
833
May 31 '21Jun 01 '21Jun 04 '21Jun 07 '21Jun 10 '21Jun 13 '21Jun 16 '21Jun 19 '21Jun 22 '21Jun 25 '21Jun 28 '214.0
| |

Biografía del autor/a

Flavio Henrique Souza Lobato, UFPA

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Possui Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015).

Herbert Emanoel Freitas Dantas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Licenciatura em Geografia (IFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (UFPA)

Gabriela Marina Silva Trindade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Bacharelado Química Industrial (UFPA) e Licenciada em Ciências Naturais (UEPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (UFPA)

Juliana Lopes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Tecnóloga em Saneamento Ambiental (IFPA) e Especialista em Geografia e Meio Ambiente (UFPA).

Mônica do Socorro Fonseca Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Ciências Biológicas (UNAMA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (UFPA)

Neila de Jesus Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Ciências Biológicas (UVA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (UFPA), Mestrado em Gestão de Recursos Naturais (NUMA) e Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca (UFPA).

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

Lobato, F. H. S., Dantas, H. E. F. ., Trindade, G. M. S. ., Oliveira, J. L. de ., Sousa, M. do S. F. ., & Almeida, N. de J. R. . (2021). Desastres tecnológicos e ambientais na Comunidade Bom Futuro, Barcarena (PA): uma análise regressiva dos impactos. Diversitas Journal, 6(2), 2040–2057. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1435